Últimas

Por dentro da sede da DPZ&T

Projeto único e atemporal, de caráter impactante, retrata novo escritório da agência de publicidade DPZ&T, na capital paulista

Celeiro de novas ideias
Em 1968, quando estava para desembarcar em São Paulo vindo do Rio de Janeiro, Roberto Duailibi olhou para os arranha-céus que despontavam na região da Avenida Paulista e pensou: “Em cada uma dessas janelinhas tem alguém que precisa do que eu sei fazer. Tenho certeza que tudo vai dar certo”. Hoje, o fundador da DPZ, um dos maiores publicitários do Brasil e membro do board consultivo da DPZ&T mantém a mesma paixão e visão positiva do futuro ao vislumbrar a magnífica vista do 22º andar da Torre Norte no condomínio São Paulo Corporate Tower.

O endereço é a nova sede da DPZ&T, fusão de duas das maiores e mais tradicionais agências de publicidade brasileiras, a DPZ e a Taterka, cujo anúncio ocorreu em 20 de maio de 2015. Estão no portfólio clientes como Itaú, McDonald's, Vivo, Natura, Grupo BMW, Polenghi, Kimberly-Clark, Coca-Cola, Azul, BM&FBovespa e Bombril, além de trabalhos para as organizações não-governamentais SOS Mata Atlântica, Instituto Ronald McDonald’s, Fundação Telefônica, Fundação Itaú Social com o Itaú Criança e Instituto Akatu.

O escolhido para comandar esta integração e para o posto de CEO foi Eduardo Simon, até então sócio e vice-presidente de atendimento da Taterka. Paulistano, o executivo tem 41 anos – 20 deles voltado para o mercado da propaganda. Seu perfil de gestor e orientação para negócios pode ser facilmente percebido na forma como conduz a operação da nova agência. Uma de suas prioridades ao assumir a empreitada foi tornar a inteligência digital um elemento presente em todas as áreas da DPZ&T; para isso criou, inclusive, a diretoria de projetos e inovação.

Outros dois projetos conduzidos com sucesso têm relação com o aculturamento da nova equipe e o escritório da agência. Simon foi responsável por toda a interface com a Athié Wohnrath, empresa convidada para conceber e implantar o projeto de interiores da nova sede de 4.000m2; no mesmo prédio ela assina outros trabalhos igualmente desafiadores, como para a Camargo Corrêa, Embraer, EY, HSBC e Publicis Brasil.

“Foi um trabalho muito interessante. Para nós, que estamos acostumados a trabalhar com prestação de serviço, foi uma oportunidade ímpar estar na posição oposta, sentir como é passar um briefing, ouvir ideias, contribuir, trocar referências e conceitos. Foi muito rico. Fiquei muito surpreso com a capacidade da Athié Wohnrath de entender e interpretar as nossas necessidades e conceituar a partir disso um projeto (...)”, comenta Simon.

Idealizado para inspirar ainda mais as ideias e conectar as pessoas, o ambiente de trabalho traduz muito bem a identidade da marca. Trata-se de um projeto único e atemporal, de caráter impactante, com base nos princípios da Escola Paulista de Arquitetura. A escolha de revestimentos fortes e tradicionais, como madeira e concreto, traduz a tradição das duas agências em um ambiente moderno e ao mesmo tempo rústico.

Ao deixar o elevador, o visitante já sente uma atmosfera diferente, que começa pelo imenso logotipo da DPZ&T aplicado a uma porta deslizante de duas folhas. Ao transpô-la, no lugar da conservadora recepção, a proposta é um amplo lounge com pórticos em madeira, iluminação embutida e sofás confortáveis que conferem aconchego ao ambiente para receber clientes, fornecedores e amigos; para quem desejar checar o laptop, ainda há a opção de apoiar o equipamento nas charmosas mesas que se aproximam facilmente do mobiliário.

Próximo dali, o visitante e/ou colaborador encontra uma área de convivência para degustar um café, conversar ou ainda contemplar os muitos prêmios que ambas as agências conquistaram ao longo de sua história. Em anexo: salas de reuniões de diferentes tamanhos atendem às necessidades do negócio, mantendo a privacidade do restante doworkplace. Destaque ainda para o forro aparente, a mesa em madeira da recepcionista e o forte paisagismo.

Na área mais restrita, onde atuam as equipes administrativas e de criação, o ambiente é um verdadeiro celeiro de ideias. Além do desafio do prazo – apenas 95 dias – o projeto tinha a tarefa de traduzir todo o espírito de criatividade e inovação, e ainda proporcionar maior fluidez da comunicação e colaboração entre aos mais de 250 funcionários – muito diferente do endereço anterior: um prédio icônico por ter sido a sede da agência por tantos anos, porém dotado de 11 andares.

Os espaços atuais, em sua essência, respiram e inspiram criatividade por meio do open space, com seus mesões e uma estante de porte que abriga a rica biblioteca de ontem e hoje.

Espaços colaborativos

Para facilitar os encontros, entre as áreas de staff foi alocado um sofá no tom vermelho vibrante da marca, cujo formato lembra uma alcova. Com propriedades acústicas, pode servir para reuniões rápidas de até duas pessoas ou até mesmo para uma ligação telefônica. No mesmo ambiente, bancadas altas em mobiliário branco servem de apoio para uma tarefa pontual. O escritório conta ainda com uma sala de “real time marketing”, na qual um time monitora dados sobre o desempenho das campanhas.

Já o aspecto rústico, que citamos no início da reportagem, está fortemente presente na sala do CEO. Além de um sofá de couro marrom, outro elemento chama a atenção no cenário: a cobiçada gaiola que sinaliza a indicação ao Prêmio Caboré, que reúne a nata da publicidade brasileira para consagrar os principais profissionais e empresas que contribuem para o desenvolvimento da indústria da comunicação no País; Eduardo Simon já foi indicado duas vezes.

"Começar o ano com uma casa nova traz fôlego e ânimo. Tivemos uma grande preocupação em construir um escritório que pudesse refletir os valores e objetivos da DPZ&T. Acreditamos que um ambiente colaborativo, criativo e amigável faz toda a diferença para o desenvolvimento das equipes e para a imersão na cultura da empresa”, explica Eduardo Simon.

“O projeto está perfeito, parece que as pessoas que projetaram sempre trabalharam em agência”, chancela Roberto Duailibi. Será, com certeza, uma nova era para a DPZ&T, que continuará a escrever histórias de muito sucesso.

Nenhum comentário