Setor de flores consolida o Valentine´s Day em seu calendário de datas especiais
Desde o ano passado o Ibraflor -
Instituto Brasileiro de Floricultura - decidiu incentivar toda a cadeia da
floricultura nacional - do produtor ao lojista - a comemorar a data,
celebrando-a como o Dia do Amor e da Amizade, como já acontece em vários
países. A orientação é para que as campanhas sejam direcionadas para as
relações importantes, sejam elas entre pais e filhos, amigos ou colegas de
trabalho.
Toda forma de amar vale
a pena. É com essa essência que a floricultura nacional começa a trabalhar a
introdução do Valentine´s Day (Dia de São Valentim), em 14 de fevereiro, como
mais uma importante data para o setor, no Brasil. Em muitos países, a ocasião
ganhou amplitude e deixou de ser celebrada apenas como o Dia dos Namorados,
permitindo que as pessoas aproveitem a data para demonstrar o seu afeto para
entes queridos, sejam parentes, amigos ou quem, simplesmente, merece uma
espontânea demonstração de carinho.
São exatamente as
relações importantes, independentemente do tipo ou grau do relacionamento, que
o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura – passa a orientar toda a
cadeia para enaltecer a data. Os produtores que desejarem podem investir em
embalagens especiais para atrair a atenção dos distribuidores e lojistas,
enquanto os pontos de venda devem criar campanhas de marketing alusivas à data
para incrementar as vendas em um período no qual não existam outros apelativos
para a comercialização de flores e plantas ornamentais.
“Os Estados Unidos
geram muita influência no Brasil e, portanto, devemos considerar esse cenário
externo. Segundo dados de uma pesquisa feita pela ESPM Jr (2019), o Valentine's
Day foi o segundo maior feriado para o setor comercial, atrás apenas da Black
Friday. As flores representaram 36% do total de vendas”, analisa o presidente
do Ibraflor, Kees Schoenmaker.
“O Valentine’s Day é
uma ótima oportunidade para que as pessoas expressem suas afeições a alguém
especial e que mereça ser lembrado. E, o Brasil, como os demais países
latinos, se encaixa perfeitamente na celebração desta data como o ‘Dia do Amor
e da Amizade’. Também somos um povo simpático, atencioso, afetuoso e carinhoso
com aqueles que nos cercam. Por isso, queremos valorizar e celebrar essas
relações que são essenciais para a nossa vida”, explica o diretor de Marketing
do Ibraflor, Renato Opitz.
“Nos dois últimos anos
fomos obrigados a nos distanciar das pessoas e a repensar a importância dos
nossos relacionamentos. Por isso decidimos usar a data para criar um momento de
demonstração do nosso amor e amizade, atando ainda mais os laços com aqueles
que tanto nos fortalecem”, acrescenta Kees. Renato complementa, lembrando que
as flores são o presente ideal para estas manifestações de afeto e de carinho
porque transmitem vida, beleza e mexem com as emoções. Podemos presentear um
amigo querido, uma pessoa do novo trabalho, um professor, o vendedor da loja, a
atendente da padaria ou o carregador de sacolas do supermercado que sempre nos
atende com eficiência e atenção. É preciso reconhecer, prestigiar as pessoas
que estão presentes e que fazem a diferença no nosso dia a dia”, explica.
Sobre o Valentine’s Day
Muito popular,
principalmente nos Estados Unidos e na Europa, o Valentine’s Day celebra o amor
e a troca de presentes entre casais, amigos e familiares. Embora no Brasil
exista uma data similar, o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho,
muitos brasileiros têm aderido ao Valentine’s Day, elegendo mais uma data para
destacar as relações de amor.
No Brasil, até há
alguns anos, o Valentine’s Day era ignorado pelo fato do país já ter o seu “Dia
dos Namorados” (em 12 de junho) e por fevereiro, costumeiramente, ter as
atenções voltadas somente para o Carnaval. No entanto, de uns tempos para cá,
principalmente nos dois últimos anos quando os eventos não foram realizados
devido à pandemia da Covid-19 as floriculturas perceberam a oportunidade da
data e passaram a decorar as lojas e fazer campanhas e ações especiais também
nas redes sociais para incrementar as vendas no mês.
E, mesmo que ainda de maneira tímida, a data tem movimentado mais o comércio do setor. Por isso a ideia de consolidá-la. O próprio Ibrafor, desde o ano passado, tem feito campanhas alusivas em suas redes sociais. Cada associado tem liberdade para criar individualmente a sua campanha alusiva ao Valentine´s Day de acordo com o seu mix de produtos ou perfil de público. No entanto, a orientação é para que o foco esteja no mote “relações que importam”.
Nenhum comentário