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TOTVS inova a experiência de uso de suas tecnologias para Distribuição e Logística

Com o novo comportamento do consumidor de TI, companhia inaugura funcionalidades por meio de uma interface única, que permite a gestão centralizada, ágil, intuitiva e dinâmica das práticas logísticas

Habituados com ferramentas intuitivas no uso pessoal, os profissionais, como uma movimentação natural do mercado, passaram a incorporar a demanda desses mesmos recursos no seu ambiente corporativo. De olho neste cenário, aTOTVS se antecipou no desenvolvimento de sistemas que reúnem gestão e praticidade sob uma única plataforma colaborativa (Fluig), proporcionando formas diferentes de se pensar e usar a tecnologia a favor dos negócios. Os resultados são experiências de uso por meio de funcionalidades especialmente desenhadas para cada segmento de atuação da companhia, entre eles, o de Distribuição e Logística (D&L).

Com acesso centralizado, passa-se a utilizar um único login e senha para obter dados de todos os sistemas utilizados na empresa. O recurso de Identity Management reconhece o usuário e configura as informações pertinentes e autorizadas para cada área de trabalho. Ao entrar na plataforma, o colaborador encontra uma interface leve, intuitiva e com os recursos mais utilizados na sua rotina de trabalho. A partir deste momento, inicia-se uma nova experiência de uso da tecnologia, que apresenta, em uma única tela, dados, números e workflows de tarefas.

O setor de D&L passa a contar com novos indicadores de gestão sobre diferentes áreas da empresa. Apresentada na forma de gráficos, a funcionalidade oferece informações estratégicas para a melhor condução dos negócios. Um exemplo é o Controle de Ocorrências das Viagens, que mapeia o volume e o peso das mercadorias transportadas, identificando pendências ou indenizações cabíveis. O indicador de Faturamento, por sua vez, permite a análise por quantidades, valores, reentregas e devoluções de produtos. Ainda há o recurso de Performance, que indica o tempo utilizado nas operações de cada viagem, estabelecendo uma comparação entre o real e o previsto. Tudo para oferecer uma gestão completa, com acesso simplificado e ágil, garantindo tomadas de decisão assertivas para a empresa.

O gestor passa a contar com indicadores sobre o tempo em que o veículo ficou ocioso na filial e se as entregas estão atendendo aos prazos estabelecidos. A ferramenta também é responsável por consolidar os faturamentos efetuados por cliente e por diferentes períodos, proporcionando uma visão precisa sobre o rendimento de cada contrato. O objetivo é facilitar o dia a dia do administrador, que passa a reunir, sob uma única plataforma, uma forma rápida e segura de balizar as suas estratégias.

Além disso, com as novas experiências de uso, é possível realizar Consultas Rápidas aos dados do ERP, recurso que viabiliza uma análise ágil e fundamental para o correto planejamento dos negócios. Entre elas, estão disponíveis: o Saldo por Endereço, o Saldo por Item e Embalagem, as Tarefas e Documentos Pendentes, além das Solicitações de Carga Expedidas no Mês e as Notas Fiscais Recebidas.

Outra novidade são as comunidades de trabalho. Com uma interface muito próxima a das redes sociais públicas, essa experiência viabiliza a troca de informações por área de atuação da empresa. O objetivo é, por meio de uma experiência agradável e colaborativa, consolidar um meio para a integração dos profissionais, que podem postar comentários, compartilhar notícias ou, ainda, gerar regras e alinhamentos internos a serem seguidos.

Há algumas comunidades modelo para o segmento de D&L, como a Central do Transportador, a Gestão de Faturamento para Recintos Aduaneiros, a Gestão de Armazéns para Operador Logístico e a Gestão de Armazéns para Indústria. Contudo, outras podem ser criadas, de acordo com as necessidades de diferentes áreas da empresa, contemplando outros setores, como o RH, o Marketing e o Financeiro, por exemplo. Tudo o que antes era feito por troca de e-mails, muitas vezes numerosos, passa a ser possível via plataforma social, que pulveriza a informação de forma mais atrativa e dinâmica.

A plataforma colaborativa disponibiliza ainda a experiência de workflows diretamente na tela de trabalho do gestor. Todas as pendências e etapas que precisam de aprovação passam a ser organizadas em processos, devidamente registrados no sistema. Assim que uma solicitação é aberta, o sistema, automaticamente, envia um alerta ao responsável, informando quais ações precisam da sua validação. O solicitante, então, é notificado sobre o novo status da demanda e pode dar continuidade ao processo. O objetivo é promover uma gestão mais ágil, controlada e dinâmica.

“As novas experiências de uso vêm ao encontro da necessidade de um meio intuitivo, prático e eficaz para proporcionar uma gestão precisa às empresas de distribuição e logística. Cada funcionalidade foi pensada para apoiar o setor no desenvolvimento das suas demandas utilizando ferramentas modernas e totalmente aderentes às práticas logísticas”, finaliza Vladimir Michels, diretor do segmento de Distribuição e Logística da TOTVS.

Sobre a TOTVS

Provedor global de software de gestão, plataforma e consultoria para empresas de todos os portes, com mais de 50% de marketshare no Brasil, liderança na América Latina* e uma das maiores provedoras de ERP Suite do mundo. A TOTVS possui no país cinco filiais, 52 franquias, mais de 200 distribuidores e nove centros de desenvolvimento. No exterior, está presente em 39 países, entre filiais, franquias e dois centros de desenvolvimento (Estados Unidos e México). É a única empresa de tecnologia na lista das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas, segundo ranking da Interbrand. Com o compromisso de tornar os seus clientes competitivos no mercado que atuam, a TOTVS oferece soluções para 10 segmentos, complementados por um amplo portfólio de serviços, como Consultoria de Negócios e Cloud Computing. Em 2014, registrou R$ 1,8 bilhão em receitas. Mais informações em www.totvs.com.

Fonte: Gartner - “Market Share: All Software Markets, Worldwide, 2013”.

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