Últimas

Avião Solar Impulse 2 aterrissa no Havaí

Movido exclusivamente a energia solar, depois de voar cinco dias e cinco noites sem interrupção, com ajuda de tecnologias da Solvay.



São Paulo— O avião Solar Impulse 2, movido exclusivamente a energia solar, aterrissou no dia 03 de julho (sexta-feira), em Honolulu, no Havaí, às 12h55 (horário de Brasília), completando a oitava parte de sua viagem de volta ao mundo, que foi iniciada no final de março passado. Na etapa mais difícil dessa jornada foram cinco dias e cinco noites de voo sem interrupção, a partir de Nagóia, no Japão, sob o comando no avião do piloto André Borschberg, um dos idealizadores desse projeto. O voo é controlado por um centro instalado no principado de Mônaco.

O Solar Impulse 2 foi montado a partir de centenas de inovações desenvolvidas por diversas empresas, com destaque para 13 tecnologias e produtos, entre polímeros especiais, plásticos e outros materiais criados pelo Grupo Solvay --- o primeiro apoiador desse projeto ---que estão em 6 mil peças e partes do avião.

O Brasil também faz parte dessa aventura, com a tecnologia Emana desenvolvida pela Rhodia, empresa do grupo Solvay. A microfibra têxtil inteligente Emana funciona como uma espécie de segunda pele utilizada pelos pilotos sob o uniforme. A função dessa roupa é retardar a fadiga muscular do piloto durante sua viagem, contribuindo para seu conforto e bem estar durante as 120 horas de voo ininterrupto nessa parte da viagem.

Desde o início desse projeto e durante 12 anos a Solvay tem sido parte desta iniciativa pioneira, transformando desafios em oportunidades de mercado quanto ao desenvolvimento de soluções que significam redução de peso, armazenamento de energia e eficiência. Com este “laboratório voador”, a Solvay tem provado a sua especialização em materiais avançados e energia sustentável, que permitem ao Solar Impulse voar ao redor do mundo excluvisamente com a energia do Sol.

Para acompanhar ao vivo essa aventura histórica: [ http://www.solarimpulse.com/leg-8-from-Nagoya-to-Hawaii].

Solvay —Como um grupo químico internacional, a Solvay auxilia a indústria na busca e implementação de soluções cada vez mais responsáveis ??e de criação de valor. Gera 90% do seu volume de negócios em atividades onde ele está entre os três principais grupos globais. Seus produtos são utilizados em diversos mercados, tais como energia e meio ambiente, automotivo e aeroespacial, elétricos e eletrônicos, com objetivo de melhorar o desempenho dos clientes e a qualidade de vida dos consumidores. O grupo, com sede em Bruxelas, emprega cerca de 26000 pessoas em 52 países e obteve um faturamento de € 10,2 bilhões em 2014. Solvay SA (SOLB.BE) está listada na NYSE Euronext Bruxelas e Paris (Bloomberg: SOLB.BB – Reuters: SOLBt.BR). No Brasil, o grupo também atua com o nome Rhodia, que foi adquirida em 2011. www.solvay.com.

Nenhum comentário