Últimas

Castanhal estimula produção de café de forma sustentável

Organização se dedica a promover o aumento da oferta de café verde produzido de forma sustentável, respeitando o homem e o meio ambiente





A Castanhal, maior fabricante de produtos de juta do Brasil, acaba de se tornar membro do Código Comum para a Comunidade Cafeeira (4C), uma associação criada na Alemanha com o objetivo de ampliar a oferta de café verde produzido de forma sustentável.

Mantida pelos grandes importadores e comerciantes de grãos de café no mundo, a 4C reúne em seu quadro de associados empresas como Nestlé, Kraft Foods e Sara Lee, dentre outros, que juntos representam mais de 50% da produção mundial de café. A Castanhal é a única fabricante brasileira de sacos de juta a fazer parte da 4C.

Para a Associação, promover a sustentabilidade em toda a cadeia do café significa apoiar os produtores na busca pela produtividade, eficiência e acesso ao mercado sem se descuidar das condições de vida dos trabalhadores e da conservação dos recursos naturais.

“A adesão da Castanhal a 4C é mais uma forma que encontramos de agregar valor ao produto de nossos clientes, que agora podem exportar o café para o mercado internacional atendendo a todas as exigências de sustentabilidade estabelecidas pelos importadores”, diz Flávio Junqueira Smith, presidente da Castanhal.

A companhia, que sempre se preocupou em ajudar os produtores a desenvolver o mercado cafeeiro de forma sustentável, é sempre lembrada e reconhecida pela confecção dos sacos de juta de forma social e ambientalmente correta.

“A produção da fibra de juta proporciona uma fonte alternativa de renda para os ribeirinhos na Amazônia e o processamento dos sacos de café em nossa fábrica é realizado apenas com aditivos orgânicos e óleos vegetais”, explica o executivo.

Esse cuidado ambiental aliado às características naturais da planta faz com que o saco de juta seja totalmente biodegradável, ou seja, após seu descarte, ele se desintegra sem deixar qualquer resíduo na natureza.

Além da associação ao 4C, a Castanhal segue ainda as normas da Organização Internacional do Café (ICO), International Cocoa Organization (ICCO), Norma Européia 767 e BCS ÖKO– Garantie, selo internacional de qualidade, reconhecido na Europa, EUA e Japão, que permite a embalagem de produtos alimentícios orgânicos.

Abs
Marcelo Lojudice | Relações com a imprensa
(11) 2305-5553
(11) 98965-9234

Nenhum comentário