Últimas

Coletivo Brasil Design e Panamericana encerram participação no DW!, com palestras e exposição de designers brasileiros premiados


Para fechar a participação na edição 2015 do São Paulo Design Weekend, a Panamericana e o Coletivo Brasil Design promoveram uma rodada de palestras com os cinco profissionais mais premiados pelo A’ Design Award & Competition e os mais bem colocados no World Design Ranking, onde o Brasil ocupa a 8ª posição. São eles André Gurgel e Felipe Bezerra, do Estúdio Mula Preta, Fernanda Marques, Marcelo Lopes, da Merchan Design, Gabriel Kogan, do escritório MK27 e de Fabio Brazil e Henrique Murgel, da Brazil & Murgel. O evento, que aconteceu neste sábado, 15 de agosto, lotou o auditório da sede da rua Groenlândia, com a presença de mais de 300 pessoas.

Foi muito interessante conhecer a trajetória do Estúdio Mula Preta, fundado em 2012 pelo arquiteto Felipe Bezerra e o designer André Gurgel, em Natal/RN, a começar pelo nome do estúdio, inspirado em uma canção de Luiz Gonzaga, como uma marca da cultura nordestina e pelo traço marcado pela irreverência dos profissionais. Ainda desconhecido no Brasil, o estúdio decidiu se inscrever em premiações internacionais e, em 2013, todas as quatro peças inscritas no A’ Design Awards, foram reconhecidos pelos jurados e premiadas com ouro, prata e bronze. A partir daí, surgiram muitos convites para visitarem polos moveleiros e várias indústrias, inclusive estrangeiras, manifestaram interesse em fechar parcerias para a execução das peças. Um dos maiores desafios da dupla é viabilizar a fabricação de alguns projetos por falta de parceiros na produção, como por exemplo, a premiada poltrona Basquete, que permanece apenas como protótipo. “Nosso maior sonho é produzir um bom desenho, com preço acessível”, afirma Felipe Bezerra. Hoje, o estúdio está posicionado em 1º lugar no DAC - ranking mundial por categoria - do prêmio A´design, na categoria Furniture, Decorative Itens and Homeware Design.

Já a arquiteta Fernanda Marques, do escritório Fernanda Marques e Associados, apresentou alguns projetos residenciais que se destacam pela criatividade e a ousadia. A integração interior e exterior, é a marca do seu trabalho, que se dá a partir do projeto, da escolha dos materiais empregados e do paisagismo. Seu escritório também desenvolve projetos para empreendimentos e lojas de luxo, como a Le Lis Blanc, a Rosa Chá e a John John, da Rua Oscar Freire, entre outros. Na categoria Interior Space and Exhibition Design, Fernanda Marques está em 13º lugar no ranking mundial.

Além disso, Fernanda cria produtos e mobiliário. Seus projetos possuem uma estética harmoniosa e contemporânea, fluidez e grande beleza, como o banco “Geomorph”, minimalista e multifuncional, produzido em madeira e revestido em aço inox. Questionada pelo público sobre o que determina a qualidade de um projeto, Fernanda Marques, em quarto lugar mundial em número de prêmios na categoria Furniture, Decorative Itens and Homeware Design Category, diz que “é o equilíbrio entre o que ela, arquiteta idealiza e aquilo que o cliente deseja”.

O designer e idealizador do evento Marcelo Lopes, da Merchan Design, 2º lugar mundial na categoria Graphics and Visual Communication Design, falou sobre a importância da transformação do design em emoção e sobre a humanização das marcas. Por isso, seus projetos levam em conta fundamentalmente três aspectos muito importantes: a interatividade, o lúdico e o sensorial. Na Panamericana, o designer apresentou o projeto de identidade visual criada para o “Agraz Restaurante” que teve sua marca inspirada nos 27 estados brasileiros, onde as cores e dimensões das faixas da marca foram criadas a partir da densidade demográfica de cada estado e a diversidade cultural do nosso País e outros 7 projetos premiados.

O Stúdio MK27, do renomado arquiteto Marcio Kogan, foi representado por Gabriel Kogan, que apresentou de uma maneira diferenciada, através de vídeo-arquitetura cinco obras premiadas. O Studio MK27, ocupa a 10ª posição na categoria Interior Space and Exhibition Design, e o 15° lugar na categoria Architecture, Building and Structure Design.

Os filmes foram produzidos por Gabriel Kogan e Pedro Kok para o Studio MK27. Com registros criativos, irônicos ou inspirados em vídeos-arte, as imagens passeiam por interiores e exteriores dos espaços e residências. A espacialidade da obra arquitetônica é mostrada no vídeo a partir de planos abertos e planos detalhes, das texturas, dos materiais utilizados e do ambiente envolvente, que descrevem apenas relações espaciais parciais, nunca o todo, deixando essa tarefa para a imaginação do espectador. No vídeo That was not my dream, que apresenta a Casa Redux, o narrador conta a história de sua casa, objeto de desejo de sua ex-mulher, descrevendo detalhadamente os aspectos do projeto de linhas sóbrias e modernas, em tom irônico e cortante.

O estúdio Brazil & Murgel, de Fabio Brazil e Henrique Murgel, apresentou alguns trabalhos de design de joias e falou sobre o processo criativo das peças, concebidas em prancheta, à produção das peças, como anéis, brincos, pulseiras e colares. Os designers também falaram sobre o mercado do design no Brasil e as dificuldades de execução de algumas peças. Um dos grandes desafios da dupla foi a produção dos brincos e anel da coleção Vivit, que recebeu a premiação máxima (platinum) no A’ Design Award & Competition. Inspirados em formas simples e elementos da natureza, que se destacam pelas suas formas alongadas e sinuosas, as peças foram concebidas em ouro e negro, num intrincado jogo de cores e movimentos que arrebatou o júri da premiação italiana. O Brazil & Murgel ocupa o 2º lugar mundial na categoria Jewelry, Eyewear and Watch Design.

Após as palestras, o público pode visitar a exposição que reúne 74 painéis e objetos, de 33 designers brasileiros que brilharam no prestigiado prêmio italiano entre 2010 e 2015, incluindo os trabalhos dos palestrantes. A organização da Mostra foi feita pelo CBrD- Coletivo Brasil Design A exposição pode ser visitada na Sede Groenlândia, 77, até 19 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 18h30, e domingo, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

O CBrD-Coletivo Brasil design agrega as 7 principais associações de design de âmbito nacional: ADP - Associação Nacional dos Designers de Produto, ADG – Associação dos Designers Gráficos, ABD - Associação dos Designers de Interiores, ABEDESIGN – Associação das Empresas de Design, ABEPEM – Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda, SBDI – Sociedade Brasileira de Design de Informação, ABEST – Associação Brasileira de Estilistas.

Informações para imprensa: D2 Comunicação – Tel. (11) 2691-4365

Cassia Dominguescassia@d2comunicacao.com.br – (11) 99631-0877
Verônica Francoverônica@d2comunicacao.com.br – (11) 98178-5231
Thalita Monte Santothalita@d2comunicacao.com.br – (11) 95468-2271
       
Thalita Monte Santo
D2 comunicação - (11) 2691-4365/ (11) 95468-2271
www.d2comunicacao.com.br

Nenhum comentário