Estudantes do SENAI de Blumenau participam do torneio mundial de educação profissional
Cinco estudantes do SENAI/SC participam de 11 a 16 de agosto do WorldSkills, o maior torneio de educação profissional.
De São Bento do Sul, participam os jovens Eduardo Kruczkievicz (tornearia a CNC) e Alef Scholze (fresagem a CNC); Rodrigo Campos, de Palhoça, disputa as provas na ocupação manutenção de aeronaves; de Blumenau, participam os estudantes Rafael Oening (administração de sistemas de rede) e Jonatas Walter (sistema drywall e gesso) – cujas provas de classificação para o mundial foram as últimas realizadas.
Para chegar à etapa mundial, a palavra chave foi treinamento. Oening treina dez horas por dia, cinco dias por semana. “Para mim a Olimpíada do Conhecimento representa o desenvolvimento profissional e pessoal. São situações de muito aprendizado”, conta o jovem que mora em Jaraguá do Sul, mas treina em Blumenau.
Walter, que compete no sistema drywall (uma forma de alvenaria moderna) e gesso, foi incentivado pelo professor a competir. Ele iniciou os estudos no SENAI pelo curso de Aprendizagem Industrial e agora está concluindo o Técnico em Edificações. “Para essa modalidade estou treinando há quase dois meses em Brasília. O foco é a prática. Pegamos o projeto, realizamos o planejamento e montamos. A Olimpíada exige a perfeição, por isso treinamos tanto”, conta.
Além dos cinco estudantes do SENAI/SC, a equipe brasileira é formada por outros 45 alunos das escolas do SENAI de todo o País, e seis do SENAC, entre eles, a catarinense Milena Berkembrock. Essa é a maior delegação já reunida pelo País para a competição internacional. A seleção dos brasileiros para a competição mundial começa nas escolas de formação profissional. Os melhores alunos são convidados a participar da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento.
Os vencedores competem na etapa nacional do torneio de profissões e os mais bem colocados participam das seletivas para o mundial. Ficam com a vaga aqueles que alcançam índices internacionais de qualidade técnica ao executar as tarefas do dia a dia do trabalho em suas ocupações, o que comprova que estão entre os melhores profissionais do mundo e prontos para levar o Brasil ao pódio na WorldSkills.
Rafael Oening dez horas por dia e cinco dias por semana.
Brasil Fashion
Quem também participa da WorldSillks é Sabrina de Oliveira Bublitz, estudante do 3º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, da Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau. Ela foi a única selecionada em Santa Catarina para o SENAI Brasil Fashion. Está é a segunda edição do evento, que reúne estilistas, modelos e especialistas brasileiros de renome internacional para avaliarem as minicoleções desenvolvidas pelos nove alunos selecionados do sistema SENAI de todo o país.
O evento será durante a WorldSillks. No dia 13 de agosto haverá um desfile no Estúdios Quanta, em São Paulo, onde os nove alunos de moda do SENAI desfilam suas coleções. Os estudantes desenvolverão três looks inspirados no tema do ano, “A influência do mundo no Brasil”.
Nenhum comentário