Grupo Audi mantém crescimento no primeiro semestre de 2015
Empresa aumenta receitas para € 30 bilhões e lucro operacional para € 2,9 bilhões, além de obter retorno operacional sobre as vendas de 9,8%
Ingolstadt, 30 de julho de 2015 – O Grupo Audi mantém sua rota de crescimento: de janeiro a junho, a empresa entregou, pela primeira vez, mais de 900 mil automóveis para clientes do mundo todo. Ao mesmo tempo, a montadora aumentou suas receitas para € 30 bilhões e o lucro operacional para € 2,9 bilhões. Além disso, obteve um retorno operacional sobre as vendas de 9,8%, valor acima de sua meta estratégica de 8% a 10%.
Durante a apresentação do relatório semestral provisório, o Presidente do Conselho Administrativo da AUDI AG, Rupert Stadler, declarou que “nos primeiros seis meses deste ano, o Grupo Audi demonstrou mais uma vez sua solidez”. Apesar das altas despesas antecipadas para novos modelos, tecnologias e a expansão da sua rede de produção mundial, a marca não perdeu de vista suas metas de lucratividade.
A Audi não ficou imune ao desenvolvimento heterogêneo dos mercados mundiais, mas o número recorde de carros entregues confirma a solidez da empresa e de todo o Grupo. Além disso, foi mantida a forte demanda pelos produtos da marca, mesmo que modelos importantes do portfólio já tenham lançamentos das próximas gerações programados. Esses carros representam aproximadamente 40% das vendas unitárias. Luca de Meo, Membro do Conselho Administrativo da AUDI AG para Vendas e Marketing, afirmou: “Pretendemos crescer o ano todo e continuaremos a superar com sucesso os muitos desafios que enfrentamos”. Devido à alta volatilidade dos mercados e aos custos para desenvolvimento e lançamento de novos modelos, operações corporativas cautelosas são fundamentais.
Com um aumento das vendas unitárias de 3,8% na primeira metade de 2015, a Audi está em vias de estabelecer um novo recorde para o ano. Foram 902.389 carros entregues, enquanto no mesmo período de 2014 foram 869.357. A família A3 e os SUVs Q3 e Q5 são particularmente populares junto aos clientes do mundo todo.
Além disso, de janeiro a junho, o Grupo Audi gerou receitas totais de € 29.784 milhões (2014: € 26,690 milhões) – um aumento de 11,6%. Durante o mesmo período, a empresa aumentou seu lucro operacional em cerca de 9,1% para € 2,914 milhões (2014: € 2,671 milhões) – antes da renovação de modelos importantes, como o Audi A4.
Já o custo das vendas do Grupo Audi teve alta de cerca de 8,1% para € 23,636 milhões (2014: € 21,870 milhões), devido ao forte crescimento dos negócios. Ao mesmo tempo, as despesas com as vendas de automóveis subiram para € 2,592 milhões (2014: € 2,419 milhões).
O retorno operacional sobre as vendas foi de 9,8% (2014: 10%) no período, mais uma vez acima da meta estratégica de 8% a 10%. Além disso, o Grupo Audi obteve um lucro antes dos impostos de € 3,15 milhões no primeiro semestre de 2015 (2014: € 3,102 milhões), representando retorno sobre as vendas de 10,6% (2014: 11,6%). O lucro com impostos somou € 2,429 milhões (2013: € 2,323 milhões).
Axel Strotbek, Membro do Conselho Administrativo da AUDI AG para Finanças e Organização, declarou: “Estamos realizando grandes investimentos em novos modelos, tecnologias e instalações de produção, com retornos no médio e longo prazos”. Neste sentido, a Audi iniciou o maior programa de investimentos na história da empresa e até 2019, um total de € 24 bilhões serão aplicados em novos modelos, tecnologias e no crescimento contínuo da rede de produção mundial. Apenas de janeiro a junho de 2015, a Audi investiu € 2,001 milhões em suas operações comerciais (2014: € 1,552 milhão) – quase 30% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Apesar dos custos, a Audi está financiando com o seu fluxo de caixa, que aumentou para € 3,86 milhões nos primeiros seis meses deste ano (2014: € 3,712 milhões) todos os investimentos e atividades operacionais. Já a liquidez aumentou cerca de 8,8% para € 16,668 milhões no dia 30 de junho de 2015 (30 de junho de 2014: € 15,324 milhões).
Neste ano, a Audi já contratou mais de 2.000 novos funcionários e planeja recrutar aproximadamente 4.000 pessoas apenas na Alemanha até o final de 2015. A empresa busca especialistas em sistemas de transmissão alternativos e em digitalização que ajudem a marca a obter progressos nos campos do Audi connect e nas fábricas inteligentes. No mundo todo, a companhia pretende expandir sua força de trabalho com aproximadamente 6.000 novos funcionários até o final deste ano.
Para 2015, a empresa planeja ainda entregar mais automóveis que em 2014, um desafio diante do ambiente econômico que se apresenta. Ao mesmo tempo, as despesas antecipadas estão crescendo com novas instalações de produção, tecnologias inovadoras e novidades no portfólio. Soma-se a isso, a grande competitividade do segmento premium em mercados-chave e a transformação tecnológica na indústria automotiva relacionada a sistemas de direção alternativos, além de questões relacionadas ao limite de emissões de CO2 no mundo todo.
Com o crescimento almejado do volume de negócios, as receitas do Grupo Audi também crescerão, com a taxa de expansão dependendo das condições econômicas em geral. Além disso, a empresa espera obter um retorno operacional sobre as vendas dentro da sua meta estratégica de 8% a 10%.
Departamento de Comunicação Audi do Brasil
www.audi-imprensa.com.br
Christian Marxen
Gerente de Comunicação Audi do Brasil
Telefone: +55-11-3041-2905
christian.marxen@audi.com.br
Charles Marzanasco
Supervisor de Imprensa Produto
Telefone: +55 11 3041-2840
charles.marzanasco@audi.com.br
Imagem Corporativa
www.imagemcorporativa.com.br
Gladys de Paula
Gerente de Comunicação
Telefone: +55 11 3526-4506
gladys.depaula@imagemcorporativa.com.br
Estefânia Basso
Analista sênior de Comunicação
Telefone: +55 11 3526-4521
estefania@imagemcorporativa.com.br
Thais Villaça
Analista de Comunicação
Telefone: +55 11 3041-2888
thais.villaca@imagemcorporativa.com.br
Em 2014, o Grupo Audi entregou aproximadamente 1.741.100 carros da marca Audi para seus clientes. A empresa reportou receitas de €53.8 bilhões e um lucro operacional de €5.15 bilhões em 2014. A Audi opera globalmente em mais de 100 mercados e possui unidades de produção em Ingolstadt e Neckarsulm (Alemanha), Gyor (Hungria), Bruxelas (Bélgica), Bratislava (Eslováquia), Martorell (Espanha), Kaluga (Rússia), Aurangabad (Índia), Changchun (China) e Jakarta (Indonésia). Desde o final de 2013, a marca dos Quatro Anéis também tem produzido carros em Foshan (China). A marca dos Quatro Anéis iniciará a produção em Curitiba (Brasil) este ano, e em San José Chiapa (México) em 2016. As subsidiárias de propriedade integral da AUDI AG incluem a quattro GmbH (Neckarsulm), a Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese, Itália), e a Ducati Motor Holding S.p.A. (Bologna, Itália), fabricante de motocicletas esportivas. A empresa emprega atualmente mais de 80.000 pessoas no mundo todo, das quais mais de 58.000 na Alemanha. A empresa planeja realizar um investimento total de cerca de €24 bilhões entre 2015 e 2019 – essencialmente em novos produtos e tecnologias sustentáveis. A Audi assumiu um compromisso com a responsabilidade corporativa e tem baseado sua estratégia no princípio de sustentabilidade em seus produtos e processos. A meta de longo prazo é alcançar a mobilidade neutra em termos de emissões de CO2.
Nenhum comentário