Últimas

Novo estudo identificará se crise afeta hábitos e atitudes dos consumidores no segmento de material de construção

Plataforma de Inteligência de Mercado Leroy Merlin-Grupo Revenda inicia terceiro estudo de 2015.


A Leroy Merlin, líder do varejo de materiais de construção, e o Grupo Revenda, editora especializada em publicações e eventos no setor, desde 2014 têm trabalhado juntas, no sentido de conhecer o comportamento dos canais e dos consumidores de materiais de construção, quando reformando, construindo e realizando pequenos reparos e manutenção doméstica.

No primeiro semestre foram realizados e entregues dois estudos, o primeiro sobre os anseios dos canais em relação aos fornecedores de materiais de construção e um segundo, identificando em que nível está o comportamento omnichannel dos consumidores, quando reformando ou construindo.

Nesse momento, iniciou-se o campo do Estudo hábitos e atitudes dos consumidores com os canais, fornecedores e demais agentes influenciadores, que aprofundará uma série de dados e leituras de um estudo anterior, realizado em 2014, que identificou padrões e tendências de consumo de 720 famílias em 9 Estados brasileiros.

Percebeu-se, por exemplo, que o pedreiro foi, de fato, o executor mais contratado para a reforma (79% da amostra), seguido pelo pintor (63%) e pelo eletricista (47%), e que o grau de especialização era diretamente proporcional ao poder aquisitivo da família, como por exemplo, a contratação de gesseiros e telhadistas, entre outros.

E embora para 37% dos entrevistados seja o pedreiro o profissional com maior influência para escolha de lojas e marcas dos produtos, percebeu-se que na contratação são os pintores e eletricistas os executores que mais detém a confiança dos consumidores.

Entre muitos pontos, nesse novo estudo, a Plataforma aprofundará este grau de influência relativa por tipo de executor e classe social do contratante, além de aspectos relacionados a intersecção de lojas físicas e ambientes online e como essa combinação impacta a pesquisa, comparações e compras de materiais de construção.

Aspectos ligados ao atual momento econômico e seu impacto nas motivações, planejamento e obra propriamente dita, também serão abordados.

A Plataforma de Inteligência de mercado é uma co-realização da Leroy Merlin com o Grupo Revenda e é patrocinada pela Eucatex e Pincéis Atlas.

Outras informações sobre os estudos no e-mail newton.guimaraes@revenda.com.br ou no telefone (11) 5503-2044.

Nenhum comentário