Últimas

Piquenique Literário recebe cerca de 150 pessoas em praça de Itu

Evento gratuito convidou toda a população a participar de um dia atividades culturais para todas as gerações


No dia 2 de agosto, o projeto Piquenique Literário do Ler é Uma Viagem esteve na Praça Duque de Caxias, em Itu. Durante toda a tarde de domingo, entre as 14h e 17h, o público pode conferir gratuitamente o evento que reuniu diversas atividades para estimular o prazer pela leitura como troca de livros, sarau, contação de histórias e uma biblioteca itinerante. Com acessibilidade universal, o projeto contou com a presença de tradutor de libras, livros em braile e fácil acesso a pessoas com dificuldade de locomoção. A ação cultural reuniu cerca de 150 pessoas. O próximo local a receber o Piquenique Literário será a Biblioteca Villa-Lobos, localizada no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, dia 16 de agosto.

Aprovado na Lei Rouanet, o projeto recebeu patrocínio da empresa CBMM-Companhia Brasileira de Metalúrgica e Mineração para visitar o município.

O Piquenique Literário tem como símbolo central uma árvore de livros na qual as obras são penduradas, convidando a população a provar as histórias como frutos colhidos na hora. A decoração dos espaços foi composta por varais de poesias feito pelo Grupo Reinações de artesanato e literatura, formando uma ambientação criativa e agradável. Entre as atrações, os participantes puderam conferir um sarau com leitores públicos, contadores de histórias, músicos e ainda um espaço para troca de livros. “Gostaríamos de agradecer toda a população ituana que compareceu e transformou o evento em um sucesso de público”, diz Élida Marques, coordenadora do projeto.

Além disso, o evento contou com a presença de mediadores de leitura que tiveram o papel de convidar e favorecer o encontro das pessoas com os livros, através de leitura em voz alta, leitura silenciosa, ao pé do ouvido, performances teatrais, entre outras atividades.
Acessibilidade universal e consultoria ambiental

O “Piquenique Literário” proporcionou acessibilidade universal e contou com a presença de uma tradutora de libras e fácil acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. Além disso, teve como diferencial a preocupação com o meio ambiente e conta com a consultoria da Cinema Verde, que colaborou para uma integração adequada com o ambiente ocupado. “Queremos inspirar o público atendido à prática de ações para diminuir o impacto ambiental no seu cotidiano”, revela.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - SIGMA SIX COMUNICAÇÃO
11 2429-1001 | 97548-6006
Direção: Nathana Lacerda - nathana@sigmasix.com.br | 96737-4800
Taiana Bueno - taiana@sigmasix.com.br
Grecia Baffa - grecia@sigmasix.com.br

Nenhum comentário