Cânions, imigração italiana, aves e lagoas no Rio Grande do Sul
Os cenários deslumbrantes de Aparados da Serra, o Parque Nacional da Lagoa do Peixe e a imigração italiana em Antônio Prado
A viagem começa em uma das mais autênticas cidadezinhas da imigração italiana, Antônio Prado, cenário de um filme clássico sobre os imigrantes: "O Quatrilho". Conhecer Antônio Prado é mergulhar na história do Brasil, dentro do maior acervo sobre a imigração italiana do país, da arquitetura aos costumes. A hospedagem é em uma pousada rural, onde se pode sentir o aconchego, a festividade dos donos, com suas raízes imigrantes da bota. A comida é de fogão à lenha, com verduras da localidade, maçãs e uvas dos pomares da propriedade, geléias feitas em casa e vinhos locais. "É um lugar de autenticidade ímpar. Convivemos, ali, com famílias que cantam para nós as canções da imigração", conta Edgar Werblowsky, fundador da Freeway Viagens e idealizador de muitos dos roteiros pioneiros que marcam o ecoturismo no Brasil.
Dessa cidade cheia de história, parte-se para a península do Rio Grande, onde se encontra uma dos maiores santuários da vida selvagem do país, o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, para onde migram dezenas de espécies de aves do Hemisfério Norte e da Antártida em busca de descanso e comida. Localizado no litoral, o Parque Nacional da Lagoa do Peixe abrange os municípios de Tavares, Mostardas e São José do Norte. Pode ser chamado tecnicamente de laguna, pois tem um canal de comunicação com o mar durante a maior parte do ano. O espelho d'água de 35 quilômetros de extensão é ponto de encontro de aves migratórias do hemisfério Norte (no verão) e Sul (no inverno) --dentre elas, os famosos flamingos e outros pássaros como gaivotas, biguás, maçaricos-de-peito-vermelho e trinta-réis. Não só as aves se alimentam dos frutos da lagoa. Vivem ali pescadores, descendentes dos lusitanos, que sobrevivem da pesca artesanal do camarão no verão e da tainha no inverno.
Depois, subindo o planalto que se espraia em direção a Santa Catarina e se debruça sobre as escarpas da Serra do Mar, encontramos os Parques Nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral, onde se situam os maiores cânions do Brasil -- o Itaimbezinho e o Fortaleza. O roteiro completo leva a descobrir uma região ainda pouco explorada do Rio Grande do Sul, que guarda muitas maravilhas. O estado, afinal, desfruta de paisagens belíssimas, com dezenas de aves migratórias, sem falar dos enclaves de imigrantes da Itália, que preservam com fidelidade os costumes e a cultura de seus antepassados.
Próximas partidas: setembro, outubro, novembro e Revéillon.
SERVIÇO
Roteiro "Aparados da Serra, Lagoa do Peixe, Antônio Prado e a Colonização Italiana"
Saídas: 14 DE SETEMBRO, 19 DE OUTUBRO, 23 DE NOVEMBRO e 25 DE DEZEMBRO DE 2015
Preço (Aéreo + Terrestre): R$ 3.624 ou em 6x R$ 604, por pessoa em apartamento duplo.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Freeway Viagens
www.freewayviagens.com.br
www.freeway.tur.br
Rua Ágata, 74 - Aclimação
Tel. 55-11-5088-0999
Carolina Ferrero
Imprensa Freeway Viagens
ferrero@freeway.tur.br
www.freewayviagens.tur.br
11. 5088-0999
13.99756-2535
Nenhum comentário