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Estácio lança em setembro primeiras disciplinas do modelo de ensino do futuro

Tecnologia e inovação são as diretrizes do projeto que apresenta a SAVA - Sala Virtual de Aprendizagem


Determinada a aprimorar a qualidade do ensino e a se preparar para um cenário que apresenta desafios educacionais inéditos e complexos, a Estácio lança nacionalmente, em setembro, as primeiras disciplinas do modelo de ensino projetado para 2020 – visão estratégica de futuro que vem sendo desenvolvida pela instituição de ensino desde 2012. Serão quatro disciplinas de graduação, sendo três delas presenciais (“Introdução ao Estudo do Direito”, “Bases Físicas para Engenharias” e “Biologia Celular”) e uma online (“Língua Portuguesa”). Não há custo extra para o aluno.

"Explorar tecnologias digitais acopladas a corretas metodologias educacionais é a essência do Ensino 2020 e do ambiente virtual SAVA. Assim, conjugando escala e inovação, a Estácio cada vez mais pode cumprir sua missão principal de ofertar qualidade para muitos", afirma Ronaldo Mota, Reitor da Universidade Estácio de Sá.

O maior desafio do Ensino 2020 é criar um ambiente em que seja possível integrar conteúdos, metodologias e tecnologias. Para isso, foi criada a Sala Virtual de Aprendizagem (SAVA), que incorpora modalidades híbridas (presencial e online), currículos flexíveis, trabalho em equipe, personalização do ensino e o conceito de sala de aula invertida – no qual os alunos são também atores dos processos de ensino e de aprendizagem. Sob essa perspectiva, o conteúdo fica disponível para acesso prévio, por meio de materiais didaticamente produzidos para esse fim, como videoaulas, telas interativas, games, entre outros. A sala de aula passa a ser utilizada para tirar dúvidas, aprofundar o tema, estimular discussões e aplicar o conhecimento.

“Vivemos em uma sociedade que se caracteriza pelo acesso instantâneo à informação. A sala de aula deixou de ser um lugar de obtenção de conhecimento e se tornou um ambiente de mediação e gestão de aprendizagem. Aprender a aprender é mais relevante do que o simples aprender”, explica Roberto Paes, diretor de ensino da Estácio.

Os alunos dessas quatro disciplinas que iniciam o projeto Ensino 2020 usarão a SAVA para desenvolver o pensamento crítico, a autonomia investigativa, a tomada de decisão e a capacidade de resolução de problemas. Dentro de sala, eles contarão também com a ajuda da Telion – uma espécie de TV interativa que permite a sincronização entre os conteúdos exibidos pelo professor com os dispositivos dos próprios estudantes (celulares e tablets), entre outros recursos. Trata-se da primeira patente da Estácio. Ao lançar mão dessas ferramentas de vanguarda, a instituição de ensino espera que o estudante adquira uma postura ativa e que seja capaz de trabalhar com ferramentas e processos compatíveis com a realidade do mercado profissional e do mundo ao seu redor.

“O projeto possibilita o convívio com metodologias e tecnologias inovadoras, que progressivamente farão parte do cotidiano da Estácio, viabilizando chegarmos a 2020 com um sistema educacional integrado e plenamente compatível com o futuro que se apresenta”, finaliza Paes.

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