Últimas

Huawei promove Innovation Day 2015 em Brasília

Evento reuniu representantes de Governo e da indústria de TIC para discutir inovações tecnológicas e como o Brasil pode ampliar sua competitividade


A Huawei realizou ontem (2), em Brasília, o Huawei Innovation Day 2015, evento que reuniu Governo, operadoras, instituições de pesquisa, especialistas e líderes empresariais da indústria de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para estimular a discussão sobre as inovações tecnológicas e de conectividade, como internet das coisas (IoT), comunicação máquina-máquina (M2M) e 5G. Esta foi a primeira edição do Innovation Day no Brasil, um evento global da Huawei nos principais mercados em que a empresa atua, destinado a promover troca de experiências e debate entre os principais representantes do setor de TIC.

O Huawei Innovation Day 2015 contou com a presença de autoridades no campo da inovação e das telecomunicações, como o Secretário de Inovação Substituto e Diretor de Tecnologias Inovadoras do MInistério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Lourenço Nunes Neto; o Gerente do Departamento de Banda Larga da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, André Gomes; o assessor técnico da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Leonardo Zago; entre outros líderes de Governo e da indústria de TIC.

Na abertura do evento, Jason Zhao, CEO da Huawei do Brasil, apresentou como a inovação centrada no cliente foi fundamental para a empresa se destacar no segmento de TIC. Zhao detalhou como tecnologias como o big data, a computação em nuvem e a banda larga móvel estão contribuindo para a quarta revolução industrial, e reforçou o compromisso da Huawei com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Peter O´Donogue, consultor especialista em mobilidade do Centro de Competência da Huawei no Reino Unido, compartilhou a estratégia global da empresa na área de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e comunicação máquina-máquina (M2M), bem como os casos de sucesso de projetos em que a Huawei colabora em todo o mundo. Em seguida, representantes do Ministério das Comunicações, da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial, da CPqD e do SindiTelebral apresentaram suas visões e iniciativas para o setor.

5G pronta em 2020

A Huawei aproveitou a oportunidade para compartilhar dados, casos de sucesso e iniciativas inovadoras que colaboram com a indústria. Mohamed Madkour, vice-presidente de marketing e vendas de soluções wireless da Huawei, apresentou o progresso da Huawei com as tecnologias de quinta geração de telefonia celular, a 5G. “Quando se trata de 5G, os avanços não serão somente no mercado de TIC, mas em todas as verticais de indústria uma vez que a conectividade de quinta geração tem cauda longa”, disse Madkour.

Madkour disse ainda que a rede 5G estará pronta até 2020 e que haverá um teste na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Global Connectivity Index

José Augusto Oliveira Neto, CTO da Huawei, apresentou os dados do Global Connectivity Index (GCI) 2015, um estudo que a Huawei conduziu levando-se em conta informações de conectividade e maturidade e potencial de TIC em nações que representam 90% do PIB mundial. “O GCI 2015 aponta de forma concreta o estágio de maturidade das nações com a tecnologia e verificou que, de forma geral, um investimento de 20% em TIC pode gerar um incremento de 1% no PIB de um país”, explicou o CTO.

Programa Horizon 2020

Na última sessão do Huawei Innovation Day 2015, David Harmon, vice-presidente internacional de relações governamentais da Huawei, compartilhou a estrutura do programa Horizon 2020, uma iniciativa de 80 bilhões de dólares que vem sendo conduzida pela União Europeia entre 2014 e 2020 para apoio à pesquisa, inovação e ciências. “Ao avaliar a dinâmica fiscal e tributária da Europa, é possível constatar que um dos únicos tributos a serem elevados na União Europeia foi àquele para fomentar o Horizon 2020, o que demonstra o quanto a Europa considera vital o investimento em TIC”, destacou Harmon, que teve um papel central no desenvolvimento do Horizon 2020 quando foi membro do Gabinete da Comissão Europeia.

Considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo por diversos rankings de organizações internacionais, a Huawei possui uma ampla rede de centros de P&D conectados ao redor do mundo, que contam com cerca de 70 mil profissionais – o equivalente a 45% da estrutura da empresa – comprometidos em gerar inovação em produtos e soluções de TIC. Em 2014, a Huawei investiu mais de US$ 6,5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento globalmente.

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e por meio de sua dedicação à inovação centrada nos clientes e fortes parcerias com a indústria local, tems estabelecido relações ganha-ganha em redes de telecomunicações, terminais e computação em nuvem. Estamos comprometidos com a criação de máximo valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo soluções e serviços competitivos. Nossos produtos e soluções foram implantados em mais de 170 países, atendendo a mais de um terço da população mundial. No país há mais de 15 anos, a Huawei do Brasil é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações do país. Está presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de possuir centro de distribuição em Sorocaba (SP).
Para mais informações, visite o site da Huawei: www.huawei.com/br.

Nenhum comentário