Últimas

PADO implanta tecnologia de Internet das Coisas da SAP para o chão de fábrica

Maior indústria de cadeados do Brasil escolhe os softwares SAP MII, SAP 3D Visual Enterprise e SAP Manufacturing Execution para monitorar remotamente sua linha de produção e aumentar vendas


São Paulo, 23 de setembro de 2015 - Considerada uma das maiores empresas do Brasil e líder no segmento de cadeados, a PADO adotou soluções de IoT (Internet das Coisas ) da SAP para otimizar sua linha de produção, reduzir o tempo na tomada de decisões e ampliar a autonomia e eficiência de suas equipes de vendas. A nova solução permite que a empresa conecte qualquer objeto a qualquer aplicação ou processo de negócio na sua empresa ou rede.

Os sistemas escolhidos pela PADO foram o SAP MII, o SAP Manufacturing Execution e o SAP 3D Visual Enterprise, baseados na plataforma de processamento de dados em tempo real SAP HANA, que serão inicialmente instalados em 50 das mais de 1.000 máquinas que compõem a linha de produção do parque industrial da empresa, com mais de 50 mil metros quadrados, em Cambé, norte do Paraná.

“Gradativamente, todas as máquinas da fábrica serão incorporadas ao sistema, que permite a captura de informações de desempenho de cada uma delas, em tempo real”, explica a gerente administrativa da PADO, Andrea Gardemann.

Todos os dados de funcionamento das máquinas do chão de fábrica, como temperatura do óleo, número de batidas, ciclos e consumo de energia, serão processados na plataforma SAP HANA, que permite acompanhamento, análise, gerenciamento e visualização em tempo real das informações em uma central de controle ou em outro ponto pré-determinado, como tótens ou telões. “Além de economizar o tempo de deslocamento para verificação de cada uma delas, também podemos, com o SAP MII, fazer ajustes a partir da central de controle, fazendo os reparos necessários e evitando interrupção na produção”. O SAP MII faz a conexão de máquinas de chão de fábrica com sistemas de gestão.

A executiva destaca ainda que é possível manipular todos os dados obtidos de diferentes formas, como relatórios ou gráficos 3D. “As ferramentas da SAP permitem que os indicadores de desempenho sejam gerados em menos de cinco minutos e, como a solução roda em nuvem, os relatórios podem ser acessados de qualquer dispositivo e qualquer lugar. Em menos de cinco minutos temos um relatório que exigia de três a quatro horas para ser gerado e enviado por e-mail”. Toda a mobilidade e eficiência geradas pelas soluções IoT da SAP fizeram com que o tempo para tomada de decisões da PADO fosse reduzido em 50%.

Andrea aponta também como de fundamental importância a possibilidade de visualização em 3D dos desenhos dos cadeados que serão fabricados. O operador pode, inclusive, trabalhar o desenho na tela do equipamento.

Além da análise técnica criteriosa para a seleção das soluções, a PADO considerou a prévia experiência e bons resultados obtidos com a tecnologia SAP. A indústria utiliza, há anos, a solução de gestão (ERP) da empresa. “Sabemos que as soluções SAP são as melhores disponíveis no mercado e o acompanhamento proporcionado pela empresa e pelos seus parceiros é de alto nível. Além disso, confiamos nos produtos desenvolvidos pela SAP”, destaca Andrea.

“Esse reconhecimento nos deixa extremamente satisfeitos porque reflete o trabalho constante da SAP em busca da melhor tecnologia para a simplificação de processos, tomada de decisões em tempo real e otimização de indicadores de gestão, seja na gestão administrativa ou no chão de fábrica”, destaca Alberto Oppenheimer, Chefe de Operações da SAP Brasil.

No processo de avaliação, a escolha pela SAP também contou a flexibilidade que os sistemas deram às equipes de vendas, espalhados por todo o País. “Em minutos, nosso pessoal de vendas dispõe de relatórios e históricos de vendas que são essenciais para suas atividades”, diz Andrea. Também para os clientes as soluções IoT estão sendo benéficas. “Estamos desenvolvendo um portal para clientes onde, além de acessar informações diversas, como o status de notas fiscais e pagamentos, por exemplo, eles também terão acesso a imagens em 3D dos produtos, facilitando o processo de escolha e adequação a suas demandas”, conclui a gerente.

Sobre os 20 anos da SAP Brasil

Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) melhora a vida das pessoas e dos negócios há 20 anos no Brasil, ampliando o total de clientes da companhia no mundo para 293.500. Ao abranger desde a operação à análise executiva, e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência, além de ajudar há 10 anos comunidades carentes no Brasil, impactando mais de 13 mil pessoas. Somando-se à rápida adoção do S/4HANA no país e ao uso inteligente da nuvem, a SAP leva negócios no Brasil para novos patamares. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa, em http://brasil.news-sap.com/, e o Twitter @SAPNotíciasBR.


Informações para a Imprensa 
 
FleishmanHillard – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil
André Larrubia, andre.larrubia@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9930
Eliana Martinelli, eliana.martinelli@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9931
Francisca Duart, francisca.duart@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9933
Carolina Almeida, carolina.almeida@fleishman.com.br, Tel.11 3185-9932
Thais Nulman, thais.nulman@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9904

SAP Brasil
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554
Alex Cabral, alex.cabral@sap.com, Tel. 11 5503-2455

Nenhum comentário