Últimas

Ex-aluna da Panamericana é destaque na revista espanhola ArtNobel

Karina Sechi é reconhecida pelo seu trabalho de valorização da beleza das mulheres com câncer de mama


A fotógrafa espanhola Karina Sechi, formada pela Panamericana Escola de Arte e Design, foi destaque na quarta edição da revista espanhola de arte contemporânea, ArtNobel, com o projeto fotográfico “MirAr-te”. Este trabalho retrata mulheres durante e após o tratamento do câncer de mama, quando a reconstrução da identidade física, psíquica e sexual passa a ser um complexo caminho de superação.

na foto: Thania Soto Lemke
O MirAr-te teve inicio em 2012, quando a artista foi convidada para fotografar uma amiga que iniciava o tratamento de câncer. As fotografias foram feitas no estúdio da Panamericana. "Realizamos uma sessão fotográfica onde foram utilizados elementos do universo da vaidade feminina que valorizam a imagem. Ao se ver nas fotografias, por um período que se alongou durante 40 dias, minha amiga pode constatar que o registro fotográfico foi uma tentativa, desconhecida com anterioridade, de olhar quem ela era naquele momento”, conta Sechi. 

Reconhecido internacionalmente, o projeto foi selecionado na convocatória do Paraty em Foco 2015, recebeu menção honrosa no concurso fotográfico da Câmara de Vereadores de Camaçari, "Universo feminino Singular e plural", na Bahia em 2014 e 2015, recebeu medalha de ouro, na categoria imprensa e medalha de prata, na categoria retratos, no Paris PX3 2014.


na foto: Suzana Estela

A fotógrafa explica que os objetivos deste trabalho são o de ajudar os pacientes no processo de recuperação e reinvenção da identidade individual e também o de alertar a população para a questão da prevenção. Mas, principalmente, a ideia do “MirAr-te” é mostrar que é possível ser bela apesar da doença e de suas consequências. “Nossa proposta não é apenas impactar a sociedade, o que nos interessa, sobretudo, é o efeito que as imagens possam ter nas mulheres fotografadas, na aceitação do novo corpo e de que existe vida depois do câncer de mama”, finaliza.

Para conhecer mais sobre os trabalhos de Karina, acesse: https://www.lensculture.com/karina-sechi



Nenhum comentário