Últimas

McDia Feliz destinará mais de R$ 320 mil para projeto do ITACI

Campanha em prol de adolescentes e crianças com câncer arrecadou R$ 22,114 milhões em todo o Brasil

São Paulo, 13 de outubro de 2015 - O ITACI - Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, hospital ligado ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, receberá o total de R$ 320.411,27 como resultado de sua participação no McDia Feliz, a maior campanha nacional em prol de adolescentes e crianças com câncer.

O valor corresponde à venda de 32.570 sanduíches Big Mac, em tíquetes antecipados e em 16 restaurantes da rede McDonald’s na capital paulista que reverteram para o ITACI a renda obtida durante o McDia Feliz. Também contribuíram para esse resultado a comercialização de produtos promocionais, como livros de colorir, sacolas e bótons, e ainda doações financeiras de alguns parceiros.

Os recursos arrecadados com o McDia Feliz serão investidos no projeto Atualização Tecnológica para Melhor atender ao Paciente do ITACI, que já foi aprovado pelo Instituto Ronald McDonald. O projeto prevê:

  • A atualização tecnológica dos computadores existentes nos consultórios, recepções e enfermarias; 
  • Instalação de computadores All in One e de leitores de código de barras nos leitos do hospital-dia, para garantir a segurança do paciente por meio da checagem online da medicação ministrada; 
  • Instalação de rede sem fio WiFi, para uso de sistemas assistenciais em dispositivos móveis e para uso dos pacientes e acompanhantes; 
  • Aquisição de tablets para o atendimento ao paciente na beira do leito, tanto pelo médico quanto pela equipe multiprofissional.

“Além do resultado financeiro, a participação no McDia Feliz trouxe para o ITACI outro benefício extremamente valioso: a visibilidade do hospital junto à mídia e ao público em geral”, destaca o médico Vicente Odone Filho, diretor clínico do ITACI. “Campanhas como essa são muito importantes para a conscientização das pessoas sobre a realidade do câncer infantojuvenil e a importância de um tratamento adequado e de boa qualidade aos pacientes”, acrescenta.

Coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald, a campanha McDia Feliz beneficia, há 26 anos, instituições ligadas ao tratamento do câncer infantil e juvenil no país, por meio da venda de Big Mac. Neste ano, a iniciativa - realizada no dia 29 de agosto - arrecadou um total de R$ 22,114 milhões, que serão destinados a 58 instituições em todo o Brasil.

A parceria entre o Instituto Ronald e a Fundação Criança (ITACI) existe há cerca de 10 anos e, ao longo desse período, já trouxe muitos benefícios para o hospital, como a aquisição de mobiliários e equipamentos. Neste ano, o ITACI foi incluído pela primeira vez entre as instituições beneficiadas pelo McDia Feliz. Para participar dessa iniciativa, a instituição mobilizou um exército de voluntários e apoiadores, que levaram muita animação para os restaurantes da rede McDonald’s - e tiveram um papel importante no sucesso da campanha.

A destinação e utilização dos recursos arrecadados no McDia Feliz são acompanhadas pelo Instituto Ronald McDonald, além de passar por auditorias que atestam a transparência do processo. Todas as informações sobre arrecadação e destinação de recursos são disponibilizadas nos Relatórios Anuais de Atividades, que se encontram no site www.instituto-ronald.org.br

Sobre o ITACI

Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança, a Ação Solidária Contra o Câncer Infantil e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o ITACI iniciou suas atividades em dezembro de 2002, com o objetivo de dar atendimento mais adequado a pacientes com câncer com idade inferior a 18 anos, até então atendidos no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Hoje o ITACI faz parte desse importante complexo na área de saúde, que inclui também um centro de pesquisas e a escola de medicina. O atendimento prestado no ITACI é gratuito - a maioria dos pacientes chega por intermédio de unidades do SUS (Sistema Único de Saúde) ou do próprio Instituto da Criança - e envolve não só cuidados médicos e tratamentos com quimioterapia, mas também assistência de outros profissionais da saúde, como dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais, entre outros.

Sobre o McDia Feliz

A campanha McDia Feliz é um sucesso graças à participação fundamental de instituições, funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de milhares de voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa em prol de adolescentes e crianças com câncer. Em 2015, 73 projetos de 58 instituições de todo o país receberão recursos da arrecadação da campanha. O McDia Feliz é o dia de maior movimento do ano nos restaurantes McDonald’s, além de despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. A campanha coordenada pelo Instituto Ronald McDonald visa captar recursos e concentrar esforços em projetos locais, regionais e nacionais a fim de contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infantil e juvenil.

Nenhum comentário