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Novas Oportunidades para pequenos e-commerces no Brasil Gastão Mattos

Gastão Mattos, CEO da Braspag
A atratividade do comércio eletrônico para novos empreendedores é evidente. Afinal, este segmento amadureceu, e com 20 anos de existência no Brasil e crescimento constante, apresenta mesmo em tempos difíceis, como nos dias de hoje, invejável desempenho comparado a outros segmentos. Segundo a camara-e.net, o e-commerce deve crescer 15% de faturamento em 2015, o que fortalece a motivação de empreendedores pelos negócios online.

Embora os requisitos para sucesso de um comércio eletrônico não sejam triviais, temos hoje em dia mecanismos e conhecimentos que podem favorecer a evolução de novos empreendimentos de forma assertiva, tal qual não era possível há 5 anos, não tão distante assim dos tempos atuais.

Tomemos como exemplo um fator essencial para a venda online: a geração de tráfego para a loja. A dificuldade das lojas menores em se tornarem relevantes no interesse dos consumidores era um impedimento importante ao sucesso. Afinal, mesmo com o surgimento do Google, tornou-se cada vez mais difícil competir com grandes lojas na disputa pelas buscas mais convergentes. Hoje em dia, a transformação das mesmas grandes lojas em Market Places mudou a relação entre pequenos e grandes lojistas, talvez até invertendo parte de seus papéis.

O grande lojista que administra seu Market Place precisa dispor de mais ofertas para tornar-se relevante e ganhar atratividade junto aos consumidores. Este grande lojista precisa motivar outros lojistas (principalmente os pequenos e novos) a exibirem suas ofertas em seu Market Place. Deste modo, ganham os dois - pequenos e novos empreendedores têm condições de anunciar suas ofertas em grandes lojas online, atraindo consumidores, que talvez não poderiam conquistar de outra forma, e os grandes lojistas/Market Places conseguem expandir sua oferta para absorverem maior tráfego online.

Outras barreiras, até então insuperáveis para a grande maioria dos pequenos empreendimentos online, foram parcialmente contornadas com a ajuda de novos modelos e elos da cadeia de valor do comércio eletrônico: plataformas de fácil implementação; facilitadores de pagamento; solução de pagamento simplificadas e focadas ao longtail, como o Checkout Cielo, que além do processo de pagamento, possui sofisticadas funcionalidades como "a compra em 1 click" e plataforma de prevenção a fraudes.

Se não uma garantia de sucesso, esta robusta cadeia de valor para novos e pequenos empreendimentos online tornam o ambiente atual menos ameaçador e desconhecido. Talvez por isso, mesmo com a economia em condições não favoráveis, observamos o crescimento dos negócios no comércio eletrônico e, mais importante, uma clara tendência de desconcentração do mercado, diluindo parte do share entre pequenos e médios, até então dominado por poucos e grandes players.

Sobre Gastão Mattos
Com experiência de mais de 20 anos na indústria de pagamentos eletrônicos, Gastão Mattos foi diretor na Credicard entre 1990 e 1995, vice-presidente de marketing da Visa por mais de 6 anos, presidente da M-Cash de 2006 a 2011 e fundou a consultoria GMATTOS Projetos de Marketing, empresa responsável desde 2002 por desenvolver projetos com foco no e-commerce como negócio.

Graduado em Engenharia e com pós-graduação em Engenharia de Produção, ambas pela Escola Politécnica da USP, foi presidente da Câmara Brasileira de Comércio (www.camara-e.net) entre 2003 e 2005. Desde 2011 é CEO da Braspag, empresa do grupo Cielo e líder em soluções de pagamento para e-commerce na América Latina.

Sobre a Braspag
Empresa do grupo Cielo, a Braspag é líder no desenvolvimento de soluções para processamento de pagamentos (gateway de pagamentos), conciliação, antifraude, tokenização e checkout. Em 2015 a empresa completa 10 anos de trabalhos focados em soluções que viabilizam a melhor conversão possível para seus clientes. Possui presença direta nos principais países da região, e com conectividade nos Estados Unidos por empresa do mesmo grupo. No Brasil, tem como clientes as principais empresas de comércio eletrônico, oferecendo soluções inovadoras, confiáveis, seguras e com o melhor custo-benefício do mercado. Além disso, a Braspag é a única empresa do setor que está formalmente comprometida com o Pacto Global da ONU, mantendo suas estratégias alinhadas aos princípios relacionados aos Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Contra a Corrupção.

Gastão Mattos, CEO da Braspag

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