Encontro debate turismo comunitário na Amazônia
Programação inclui palestras, exposições, oficinas e debates com comunidades locais. O objetivo é promover a troca de experiências e atrair viajantes para a região
Uma das principais marcas do turismo comunitário são as atividades que tem como foco a sustentabilidade, especialmente no artesanato e na venda de produtos típicos. A modalidade surge em resposta a um novo perfil do viajante, em busca de experiências mais íntimas com o destino, que ajudem a desenvolver comunidades locais e preservar a sua originalidade, de acordo com a Organização Mundial do Turismo. Com objetivo de estimular o turismo na região, o Ministério do Turismo já investiu mais de R$ 636 milhões em obras de infraestrutura na Região Norte.
As três primeiras edições do Encontro de Turismo Comunitário na Amazônia ocorreram na capital, Manaus. A quarta edição foi em Parintins, um dos principais polos turísticos do estado devido ao grande festival de Boi-Bumbá. Na quinta edição, em 2015, o evento chega a Tefé, no interior do estado. Segundo a professora Karla Ribeiro, que trabalha na organização do encontro, o objetivo é levar o encontro ao maior número possível de cidades. Para participar, é preciso se inscrever no site do evento.
Nenhum comentário