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Pequenas empresas apostam na inovação e conquistam clientes


Em busca de um novo olhar sobre o que poderia mudar no processo industrial da Tenamaq, a empresária Keila Facirolli, junto com seu pai José Narciso Facirolli, buscou ajuda no Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba e passou a ser atendida pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI), que oferece ferramentas para as empresas inovarem com investimentos financeiros acessíveis.

O programa ALI atende gratuitamente empresas de pequeno porte (EPP) atuantes nos setores da indústria, comércio e serviços. Foi por meio deste apoio técnico do Sebrae Piracicaba que a Tenamaq, indústria piracicabana de tecnologia para desenvolver moinhos destinados a empresas de mineração, calcário e cerâmicas, ganhou remodelações no layout do pátio externo e instalações internas.

Fundada em 1990, conforme explica a proprietária Keila Facirolli, a empresa possui clientes em todo o país, oferece novos padrões de produtividade e atende as demandas de múltiplos mercados. “As mudanças começaram quando a agente Vanessa de Oliveira Corrêa apresentou a metodologia 5S e colocou em prática outras ações, como a apresentação de um vídeo em forma de desenho animado explicando de maneira clara e objetiva a importância e a diferença que a organização poderia representar na empresa”, comenta a empresária.

Ferramentas e peças em locais corretos, sinalização de segurança, área destinada ao cafezinho e reunião interna periódica foram algumas das iniciativas colocadas em prática no dia a dia empresarial da Tenamaq. Ao envolver os colaboradores e a direção, as mudanças tornaram os ambientes mais agradáveis para trabalhar e abriram espaços a sugestões de comunicação interna. Hoje, o Jorna-Mural é uma realidade e traz um benefício: as melhores ideias são bonificadas pela empresa.

Para Keila, as sugestões do ALI também melhoraram o relacionamento entre os colaboradores, que estão mantendo as mudanças e aumentaram a satisfação ao receber os clientes. “Está ajudando a otimizar as vendas”, disse animada. Para conquistar mais visibilidade foi produzido um vídeo institucional, elaborados novos catálogos e o site será reestruturado. “O trabalho do ALI deu tão certo que outras empresas nos pediram o contato”, falou.

Outro exemplo que comprova a aplicabilidade da inovação em todos os setores é o da Padaria França, estabelecimento localizado no bairro Alto, em Piracicaba. Com fabricação própria de 95% dos seus produtos (comercialização direta e revenda), também tem como ponto forte espaço e serviço de buffet para almoço. Com clientes fidelizados, a proprietária Ariane Popin entendeu que precisava ampliar a divulgação para captar novos consumidores.

Diante deste desafio, o agente do ALI, Bruno Brazaca fez um diagnóstico e indicou o Facebook, com anúncios impulsionados e orgânicos, direcionados a públicos selecionados por idade, localização de moradia e sexo. O investimento nesta mídia social garantiu aumento nas curtidas e a captação de novos clientes para a padaria. “Antes de impulsionar as postagens, tínhamos em torno de cinco curtidas por foto e raramente algum comentário. Depois, cada post passou a ter mais interação, com resultados revertidos em perguntas sobre produtos, preços, serviços e até envio de currículo”, conta Ariane.

A empresária comenta que agora seu objetivo é melhorar a capacitação dos colaboradores por meio dos cursos online oferecidos no site do Sebrae. “Vamos começar com duas funcionárias”, fala Ariane, disposta em mais uma inovação: a troca da máquina de café e promoções da bebida para atrair os clientes.

O gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, utiliza o momento econômico brasileiro para destacar a inovação como ferramenta estratégica. “Esses procedimentos podem ser o caminho para melhorar o desempenho das pequenas empresas, sem a necessidade de grandes investimentos financeiros. E, principalmente, ações de inovações podem ocorrer praticamente em todas as áreas, como marketing, vendas, produção, logística e administração”.

Sueli Regina Chiaranda e Jacqueline Boriam de Oliveira, consultoras e gestoras do ALI nas cidades de abrangência do Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba, comentam que “ao aplicar as mudanças, o empresário conquista resultados efetivos em competitividade e sustentabilidade. As ações reforçam a imagem da empresa e contribuem na melhoria da gestão dos negócios”.

SOBRE O ALI - O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) foi desenvolvido pelo Sebrae Nacional e atende gratuitamente setores da indústria, comércio e serviços. É destinado exclusivamente às Empresas de Pequeno Porte (EPP) – caracterizada pelo faturamento anual compreendido entre R$ 360.000,00 e R$ 3.600.000,00. Para cada empresa participante, o ALI aplica um Diagnóstico de Gestão e o Radar de Inovação, ferramenta para medir o grau de inovação em 13 diferentes dimensões.

Os ALIs são bolsistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico) capacitados pelo Sebrae. Desde seu lançamento, há cinco anos, o programa já atendeu mais de 12 mil pequenas empresas paulistas até o ano passado. Com perfil multidisciplinar, os agentes visitam os empreendimentos, pesquisam soluções e respostas às demandas do negócio acompanhado no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e financeiro, estrutural, de produtos, serviços e processos produtivos.

Após o processamento dessas informações, o empresário recebe uma devolutiva dos principais pontos de melhoria e na sequencia, com o auxílio dos técnicos do Sebrae-SP, sugestões de um Plano de Ação com atividades para iniciar a implantação da cultura de inovação. Além disso, os ALIs acompanham com o empresário a execução desse Plano de Ação garantindo a participação nos demais ciclos.

INSCRIÇÕES - Empresários interessados em receber a visita do Programa Agentes Locais de Inovação podem entrar em contato com o Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba pelo telefone (19) 3412-1070, e-mail erpiracicaba@sebraesp.com.br ou na avenida Rui Barbosa, 132 – Vila Rezende – Piracicaba.

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