Últimas

Rede Drogal faz exames preventivos no Parque da Rua do Porto


A Rede Drogal participa da Semana Mundial do Diabetes promovida pela Santa de Casa de Piracicaba. Amanhã (13/11), em uma tenda instalada no Parque da Rua do Porto fará aferição de pressão arterial e controle de glicemia capilar, das 8h às 11h30h. Exposição de produtos alimentícios indicados ao diabético, caminhada e atividade física orientada por educadoras físicas também fazem parte da programação.

De acordo com a enfermeira do Saúde Inteligente da Santa Casa, Roberta Libardi, a campanha deste ano, realizada entre 9 a 14 de novembro (Dia Mundial do Combate ao Diabetes), foca as complicações do diabetes quando não tratado corretamente e a importância do envolvimento familiar neste processo. “Enquanto profissionais da saúde, acompanhamos de perto a importância do suporte familiar no tratamento da doença e somos testemunhas do quanto este apoio beneficia no controle da glicemia capilar e resultados de exames do paciente”, explica.

Alex Camargo, coordenador de Marketing da Rede Drogal, comenta sobre este evento em prol da qualidade de vida. “A saúde é nossa maior preocupação, por isso estamos apoiando as atividades da Santa Casa. Anualmente, nosso trabalho se estende a todas as 120 filiais do Estado de São Paulo, sempre com o objetivo de orientar nossos clientes da necessidade dos exames preventivos”.

PRESSÃO ARTERIAL – Segundo o Ministério da Saúde, a pressão alta é silenciosa. A ausência de sintomas atrapalha o diagnóstico e ele, muitas vezes, só é feito quando há complicações. A melhor maneira de descobrir se é hipertenso é aferindo a pressão com regularidade.

A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal. Ou seja, quando a máxima está em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio, conhecido popularmente como 12 por 8.

Para combater a doença são necessárias mudanças nos hábitos diários, como, por exemplo, a redução do consumo de sal, controle da glicose, exercícios físicos com orientação profissional, controle de peso, alimentação saudável e evitar bebidas alcoólicas. Mas lembre-se: tudo deve ser acompanhado por um especialista.

DIABETES - A Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, mostra que o diabetes atinge 9 milhões de brasileiros – o que corresponde a 6,2% da população adulta. As mulheres (7%) apresentaram maior proporção da doença do que os homens (5,4%) – 5,4 milhões de mulheres contra 3,6 milhões de homens.

O diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia. Se não tratado, o diabetes sobre causar insuficiência renal, amputação de membros, cegueira, doenças cardiovasculares, como AVC (derrame), e infarto.

SERVIÇO

Rede Drogal participa da Semana Mundial do Diabetes promovida pela Santa de Casa de Piracicaba
Aferição da pressão alta e testes de glicemia
Data: 13/11/2015
Local/horário: Parque da Rua do Porto, das 8h às 11h30h

Nenhum comentário