Últimas

Brasiliense é o que mais deseja viajar pelo Brasil

Estudo do Ministério do Turismo revela que mais de 90% dos brasilienses deve viajar para destinos nacionais nos próximos meses


Os brasilienses querem viajar mais pelo Brasil nos próximos meses. A conclusão é do Estudo de Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, encomendado pelo Ministério do Turismo, que verificou que 93,9% dos entrevistados que informaram ter interesse em viajar nos próximos meses deverão escolher destinos nacionais. Este foi o maior índice entre as capitais participantes do estudo. Em novembro de 2014, 87,1% dos entrevistados informaram o desejo de viajar pelo Brasil.

Como opção de hospedagem, a maioria dos moradores da capital federal tem como preferência aproveitar a casa de amigos ou parentes (50,8%), seguido de hotéis e pousadas (34,9%). A decisão por aluguel de imóveis também tem se mostrado uma alternativa importante para 7,2% dos viajantes da capital federal, percentual quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2014, de 1,6%.

Ainda segundo o levantamento, o meio de transporte mais utilizado pelos moradores de Brasília para chegar aos destinos escolhidos é o avião, com 66,5% de preferência, seguido do automóvel (17,6%) e ônibus (13,3%). Outra característica que chama a atenção é o fato de que 26% afirmou que pretende realizar a viagem sozinho, o maior percentual do país.

SONDAGEM NACIONAL – Segundo o estudo, 81,7% dos viajantes brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses escolheram destinos nacionais. Apenas 13,8% pretendem fazer viagens internacionais. O mesmo estudo revelou que os turistas têm optado cada vez mais pela hospedagem em camping; albergues; programa Cama e Café e aluguel de imóveis por temporada. Os dados mostram que 21,5% dos entrevistados deve fazer uso desse tipo de hospedagem. O número é 78% maior do que o registrado no mesmo período de 2014.

“Esse estudo comprova o interesse do brasileiro por viajar. Independentemente da situação econômica, eles buscam alternativas, mas não abrem mão de conhecer novos destinos”, avalia o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

ESTUDO – A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

Nenhum comentário