Porto Alegre foi a cidade que mais evoluiu na valorização de atrativos turísticos, revela estudo
A capital gaúcha foi premiada nesta quarta-feira (9) por ter atingido a maior evolução entre os 65 municípios turísticos na categoria atrativos turísticos, de acordo com estudo de competitividade.
O Índice de Competitividade do Turismo Nacional é um indicador que permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada município ou destino, entender onde as políticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas.
Para isso, monitora 65 destinos considerados indutores do desenvolvimento turístico do país e a situação de 13 categorias que compõem a atividade turística. “O objetivo do estudo é fazer um diagnóstico e dar condições para que os destinos reconheçam as virtudes e as oportunidades, elevando o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento do país”, disse o ministro Henrique Eduardo Alves. A cidade mais competitiva do país hoje é São Paulo, seguida pelo Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Em atrativos turísticos, Porto Alegre se destacou pela qualidade do Parque Farroupilha e do Lago Guaíba; além de centros de cultura, como o Mercado Público Municipal, o Corredor Cultural do Centro Histórico, o planetário, os polos gastronômicos, praças e parques urbanos. São atrativos bem sinalizados e com preocupação com a acessibilidade.
Mesmo sem ter registrado grande evolução, Porto Alegre é a primeira do ranking nacional quando o assunto é marketing e promoção do destino, especialmente pela participação em feiras e eventos do setor, a criação de uma marca promocional e a presença ativa em redes sociais.
No estado do Rio Grande do Sul, além de Porto Alegre, também constam na lista dos 65 destinos indutores as cidades de Bento Gonçalves, 11ª colocada no ranking Brasil; e Gramado, que ficou na 25ª posição.
Mesmo sem ter registrado grande evolução, Porto Alegre é a primeira do ranking nacional quando o assunto é marketing e promoção do destino, especialmente pela participação em feiras e eventos do setor, a criação de uma marca promocional e a presença ativa em redes sociais.
No estado do Rio Grande do Sul, além de Porto Alegre, também constam na lista dos 65 destinos indutores as cidades de Bento Gonçalves, 11ª colocada no ranking Brasil; e Gramado, que ficou na 25ª posição.
Nenhum comentário