Últimas

A bordo do MINI ALL4 Racing, a dupla Al-Attiyah/Baumel é vice-líder do Rally Dakar

MINI ALL4 Racing mantém dupla Hirvonen/Perin no 4º lugar geral


A dupla Nasser Al-Attiyah (CAT) e Matthieu Baumel (FRA) ficou mais próxima do bicampeonato do Rally Dakar — a competição off-road mais importante do mundo —, após o término da 10ª etapa, na última quarta-feira (13). Os atuais campeões do rali assumiram a vice-liderança geral, após uma recuperação incrível que teve início depois de seu MINI ALL4 Racing bater e capotar na etapa especial. Felizmente, a dupla saiu ilesa do acidente e a rigidez do chassi e dos componentes do MINI ALL4 Racing fez com que eles conseguissem terminar a etapa na 14ª colocação, com alguns minutos de desvantagem para o líder Stéphane Peterhansel (FRA). O percurso, que somou 763 quilômetros, sendo 278 km de trechos cronometrados, teve início na cidade de Belém rumo a La Rioja, ambas na Argentina.

"Hoje não foi um dia fácil", disse Al-Attiyah. "Após percorrermos cinco quilômetros, a partir da largada, nós batemos e o carro capotou. Perdemos muito tempo tentando virar o MINI ALL4 Racing e colocá-lo sobre as quatro rodas novamente e verificar se estava tudo bem. Depois disso, o percurso foi fácil, mas perdemos 20 minutos atolados na areia macia. Ainda assim estamos no segundo lugar e há mais dias para vir antes do final do Dakar".

A outra dupla da AXION X-raid Team, formada por Nani Roma e Alex Haro, mostrou grande evolução em relação à etapa anterior e terminou na quarta colocação, 14min33s atrás do atual líder. Com o resultado, o MINI ALL4 Racing de número 304, pilotado pelo duo espanhol, saltou para a 7ª posição geral. O finlandês Mikko Hirvonen, por sua vez, não teve um bom dia, mas conseguiu manter o 4º lugar na classificação acumulada. Hirvonen, que faz sua estreia na competição nesta edição, e seu co-piloto francês Michel Périn, não repetiram o bom desempenho obtido no dia anterior, quando alcançaram a 5ª colocação na etapa e terminaram o percurso em 16º lugar.

"Foi um dia muito positivo apesar de ter sido difícil para todos, incluindo nós – no início capotei o carro e perdi meus limpadores de para-brisas. Alex fez um trabalho realmente bom hoje, mantendo-nos junto às principais rotas e longe de problemas, enquanto eu tentei não cometer mais erros. Um dia difícil, com navegação difícil, mas tudo faz parte do Dakar", celebrou Roma.

Outra dupla que vem conquistando espaço entre os líderes é a Harry Hunt/Andrea Schulz, a bordo do MINI ALL4 Racing de número 323, que segue galgando posições e ao fim desta etapa saltou para o 8º lugar. Com o resultado, o piloto britânico e o navegador alemão ocupam a 10ª colocação geral. Ao fim desta fase, das 10 equipes MINI que participam desta edição do rali, sete aparecem entre os 20 primeiros colocados na classificação geral.

MINI no Rally Dakar 2016


Os carros MINI ALL4 Racing que competem no Rally Dakar 2016 trazem sob o capô um motor TwinPower turbo, baseado no motor de produção BMW que equipa o MINI Cooper Countryman convencional. Trata-se de uma unidade com 2.993 cm³, movida a diesel, capaz de entregar 320 hp de potência e 800 Nm de torque máximo, acoplada a um câmbio de seis marchas. Durante todo o ano passado, os times MINI ALL4 Racing, em conjunto com a empresa X-raid, construtora do modelo campeão, desenvolveram os carros em testes e condições de corrida reais.

Rally Dakar

O Rally Dakar 2016 acontece entre 2 e 16 de janeiro, com 13 estágios e mais de 9,5 mil quilômetros de percurso total, entre Argentina e Bolívia. A competição, que teve início em Buenos Aires e se encerra em Rosário, ambas em território argentino, abre a temporada de rali cross-country no ano.

Evolução e conquistas marcam história da marca

Desde que o MINI original evoluiu nas mãos de John Cooper, para as versões de rali MINI Cooper 997, na década de 1960, o nome MINI se tornou sinônimo de envolvimento em ralis internacionais e, claro, de vitórias.

A MINI mantém esta tradição de sucesso em corridas pelo mundo todo, com seu MINI ALL4 Racing. Como o original MINI Cooper, a MINI e seu MINI ALL4 Racing se tornaram modelos icônicos da linha de desenvolvimento esportivo Motorsport, em virtude do domínio contínuo em campeonatos e eventos globais de off-road.

Nenhum comentário