Últimas

Férias na praia: cuidado com as lesões musculares

Cautela no período de lazer pode garantir diversão sem dores e 
transtornos durante o passeio


Com a chegada do verão, recesso escolar e do trabalho, muitas pessoas aproveitam para colocar os pés na areia e relaxar. Seja com a família ou os amigos, o momento é de pura descontração. Para os atletas e não atletas, a praia oferece dezenas de atividades que promovem bem-estar e diversão. Mas, brincadeiras como o voleibol, futevôlei, a corridinha na areia e até mesmo a tradicional caminhada, merecem uma atenção especial na hora da execução.

Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto e diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), uma corrida de longa duração na areia por exemplo, pode provocar lesões no tornozelo. "Devido à resistência da areia fofa, a pisada fica mais pesada e o risco de um entorse é grande. Na areia mais dura o passo fica mais leve, portanto é o tipo de areia indicada para quem não abre mão de uma corridinha mesmo durante os dias de folga'', comenta Martins.

Ainda segundo o fisioterapeuta, outras atividades como o voleibol, futevôlei, stand up paddle, também podem gerar lesões musculares. "É necessário respeitar os limites do corpo. Pequenas precauções fazem toda a diferença. Essas ações requerem muito esforço das nossas pernas, por isso as regiões mais afetadas são os joelhos e os tornozelos. O entorse de algum deles irá causar muita dor e problemas graves se não forem cuidados corretamente por um fisioterapeuta'', diz.

Em caso de acidentes mais sérios é fundamental procurar ajuda médica.

Sobre o ITC Vertebral - Fundado pelo fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e reconhecido como um dos maiores especialistas em tratamento de coluna no Brasil, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral iniciou suas atividades em 2005, em Fortaleza (CE).

Em apenas dois anos foram mais de 700 pacientes tratados, com êxito, pelo método RMA. Tais resultados alcançaram grande projeção e o ITC Vertebral passou a receber pacientes de todo o Brasil. Com o aumento da demanda, o ITC Vertebral decidiu formatar a primeira franquia em fisioterapia do país e, em 2007, deu início à uma expansão que já contabiliza 72 unidades no país.Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, já contam com mais de uma unidade do Instituto. O ITC Vertebral é afiliado à ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2010, foi ranqueado pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em primeiro lugar no quesito crescimento econômico e terceira posição em satisfação dos franqueados que, juntos, já trataram mais de 30 mil pacientes.
Por conta do reconhecido trabalho, o ITC Vertebral recebeu convites para demonstrar seus resultados no México, Inglaterra, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Venezuela, países que estão em vias de instalar unidades do Instituto.

Serviço
ITC Vertebral Ribeirão Preto (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)
Avenida Presidente Vargas, 2121 - sala 2401
Edifício Times Square
Telefone (16) 3623-3248
Site : www.itcvertebralribeirao.com.br

Nenhum comentário