Últimas

Guarantã faz palestra para elenco da Paixão de Cristo de Piracicaba

Atividade acontece neste sábado. No domingo, seguem os ensaios no Engenho Central

Adelino Francisco de Oliveira

Os preparativos para a 27ª edição da Paixão de Cristo de Piracicaba têm sequencia neste sábado (16), com a palestra ‘Aspectos históricos do movimento de Jesus’, que será ministrada por Adelino Francisco de Oliveira, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. A atividade acontece na sede da Associação Cultural e Teatral Guarantã, com início às 14 horas.

Após definir o elenco, agora as atenções se voltam para a preparação dos atores. Para tanto, Adelino, que é doutor em filosofia da religião e assessor da Diocese de Piracicaba no curso de Teologia para Leigos, foi convidado para resgatar e reconstruir historicamente os caminhos de Jesus.

“Durante a apresentação, vamos expor aos atores o ponto de vista teológico, para que entendam como se constituiu a história de Jesus. Capacitando os participantes sobre o contexto da época, abordando os costumes, a cultura e o cotidiano daquele período histórico”, afirmou. “Sem dúvida, isso visa uma montagem mais realista da encenação, com maior fidelidade histórica ao movimento de Jesus”, afirmou.

Neste ano a palestra terá como novidade a tentativa de uma aproximação com os movimentos populares do tempo de Jesus. Para tanto, Adelino se baseará em dois livros: ‘Zelota - A vida e a época de Jesus de Nazaré’, de Reza Aslan; e ‘Bandidos, Profetas e Messias - Movimentos populares no tempo de Jesus’, de John S. Hanson e Richard A. Horsley.

“Queremos mostrar a inconformidade de Jesus no contexto atual, através dos dados históricos, tentando demonstrar Jesus além de um pacifista, pois tinha um contexto político e não só religioso”, completou.

A iniciativa partiu do diretor, que solicitou a realização da palestra para situar o elenco no período em que viveu Jesus. “Como estamos com um plantel de atores bastante renovado, acho pertinente esclarecer, principalmente para os mais novos, o contexto e a época que trabalharemos na construção do espetáculo”, explicou Raul Rozados, que pela segunda vez irá comandar a Paixão de Cristo de Piracicaba.

SERVIÇO
Aspectos históricos do movimento de Jesus, com Adelino Francisco de Oliveira
Local: ECA – Guarantã (Avenida Santa Lídia, 548 – Vila Areião)
Data: 16 de janeiro (sábado)
Horário: às 14 horas

Ensaios - Paixão de Cristo de Piracicaba
Local: Engenho Central
Data: domingo, das 9h às 12h

27ª Paixão de Cristo de Piracicaba
Local: Engenho Central
Data: de 20 e 27 de março de 2016

Mais informações

Nenhum comentário