Últimas

20 municípios já estão inscritos para o I Fórum de Cidades Digitais do Noroeste do PR

Evento, que está com as inscrições abertas e gratuitas para servidores públicos, quer estimular o surgimento das cidades inteligentes na região 

Faltando ainda quase um mês para o I Fórum de Cidades Digitais do Noroeste Paranaense, representantes de 20 diferentes municípios já estão inscritos para o evento que acontecerá no dia 14 de abril, em Maringá.

A necessidade de se investir em tecnologia, através da implantação das cidades digitais e inteligentes, para melhorar a comunicação, o atendimento e principalmente promover ações que acelerem o processo de desenvolvimento econômico e social dos municípios, tem atraído cada vez mais gestores na busca de modelos a baixo custo para a viabilização da proposta.

Segundo José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital (RCD), que organiza o Fórum em conjunto com a Prefeitura de Maringá, a iniciativa é direcionada para prefeitos, gestores, vereadores e empresários e tem o objetivo de compartilhar ações, ideias e soluções em curso nas localidades.

A intenção, reforça ele, é estimular o surgimento de localidades mais conectadas e eficientes na região Norte e Noroeste do Estado.“A construção de uma Cidade Digital exige pesquisa e planejamento. E os fóruns de cidades digitais, organizados pela RCD em conjunto com prefeituras e associações de municípios, se tornaram esse espaço para facilitar a implantação de projetos nos municípios”.

Ainda de acordo com o diretor da Rede Cidade Digital, o objetivo é facilitar o planejamento municipal no setor e apresentar aos municípios modelos, exemplos, políticas públicas para as cidades digitais e ainda soluções de mercado que visem reduzir custos, dar maior agilidade aos setores da administração municipal e aumentar a arrecadação.

“Maringá com diversas iniciativas inovadoras tem todo o ambiente propicio para um evento desta natureza e que certamente será muito importante para os prefeitos e gestores que buscam aprimorar os serviços públicos e melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia da informação”, destacou Marinho.

O prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin, ressalta que a meta é intensificar a divulgação do Fórum junto às associações de municípios da região. “A função do município é facilitar a vida das pessoas e essas tecnologias agregadas vêm de encontro com essa necessidade. É aí que nós temos que agir. Será a oportunidade para que gestores tenham conhecimento nesse encontro quais são as ferramentas para isso”, afirmou o prefeito.

As inscrições para o I Fórum de Cidades Digitais do Noroeste Paranaense são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/maringa/.

O evento tem o patrocínio diamante da Softplan; ouro da Elotech, Prisma e Exati Tecnologia; e patrocínio prata da Paliari. E conta com apoio da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná (Acampar) e Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet no Paraná (Assespro-PR).

Nenhum comentário