Últimas

Exposição 'Perimetral' termina neste fim de semana no Museu do Amanhã

Mostra sensorial de Vik Muniz e Andrucha Waddington recria as implosões em 2013 e 2014

Primeira exposição temporária do Museu do Amanhã, “Perimetral” será encerrada neste fim de semana. A mostra estimula uma experiência sensorial a partir das imagens das implosões do Elevado da Perimetral, intervenção urbana que reintegrou a região à Baía de Guanabara e possibilitou a reformulação da Praça Mauá como se apresenta hoje. A atração está aberta para visitação e segue até o próximo domingo, 13 de março.

Assinada pelo artista plástico Vik Muniz, pelo diretor da Conspiração Andrucha Waddington e pelos sócios do estúdio de criação SuperUber, Liana Brazil e Russ Rive, “Perimetral” é uma instalação multimídia que envolve vídeo, som e arquitetura. Com grande impacto visual, a videoinstalação conduz a uma reflexão sobre renascimento e destruição, construção e desconstrução, ciclos da vida que se encerram e se iniciam, criando um ambiente em que a atenção do visitante é, o tempo todo, sintonizada para o que está prestes a acontecer.

“A experiência conturba a noção de tempo entre o passado da explosão e o futuro repentino de cada nova versão do acontecimento. ‘Perimetral’ é um exercício de consciência temporal, uma experiência destinada a afinar a sensibilidade do espectador para algo ao mesmo tempo previsível e inusitado”, explica Vik Muniz.

Na sala escura, a cenografia e os efeitos de som criam uma experiência imersiva, que fragmenta as implosões – gravadas em dois dias, em 2013 e 2014, por mais de 20 câmeras, instaladas até mesmo embaixo do viaduto (o equipamento chegou a ficar soterrado pelos escombros) e em drones. As cenas são intercaladas por projeções com reações de pessoas às detonações. As imagens são exibidas de forma aleatória, randômica, independentes de uma sequência temporal, em um labirinto de tecidos leves que contrastam com a força das explosões.

Serviço: "Perimetral"
Término: Domingo, 13 de março de 2016
Local: Exposição Temporária do Museu do Amanhã (Praça Mauá, nº 1 - Centro).
Horário: ter - dom 10h-17h
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) ou pelo site www.museudoamanha.org.br

Sobre o Museu do Amanhã:
O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, tendo o Banco Santander como Patrocinador Máster. O projeto conta ainda com a BG Brasil como mantenedora e o apoio do Governo do Estado, por meio de sua Secretaria do Ambiente, e do Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O Instituto de Desenvolvimento de Gestão (IDG), organização social de cultura sem fins lucrativos, é responsável pela gestão do Museu.

Nenhum comentário