Últimas

Lançamento do Fleet Xpress marca início da nova era na qual operações ‘inteligentes’ de navios se tornam realidade

O inovador serviço proporciona grandes benefícios comerciais 
e de bem-estar da tripulação


30 de março de 2016 – A Inmarsat (LSE: ISAT.L), fornecedora líder de comunicações móveis globais por satélite, lançou hoje o Fleet Xpress, primeira solução de banda larga de alta velocidade globalmente disponível para operadores marítimos e offshore, entregue por um único fornecedor de comunicações.

A solução permite que armadores e operadores de navios aprimorem sua inteligência de negócios, melhorem a eficiência operacional e o desempenho dos navios, e proporcionem às tripulações uma série de benefícios de bem-estar de alto valor.

O Fleet Xpress também capacitará os prestadores terceirizados de aplicativos a melhorarem os seus serviços existentes para clientes marítimos, e a desenvolver em uma série de aplicações inovadoras que impulsionarão ainda mais as eficiências operacionais, que vão desde monitoramento em tempo real, diagnóstico remoto e telemedicina, até ferramentas de gestão de serviços de segurança e tripulação, entre outros.

“O Fleet Xpress é um novo e inovador serviço que modificará radicalmente as comunicações no mar”, disse Ronald Spithout, presidente da Inmarsat Maritime.

“Através do Fleet Xpress, armadores e operadores podem experimentar níveis inigualáveis ​​de desempenho e simplicidade. Ele fornecerá a conectividade de alta velocidade essencial para apoiar as mais eficientes e seguras operações de navios em qualquer lugar do mundo. Ao mesmo tempo, atenderá às necessidades de conectividade pessoais mesmo do marítimo moderno mais exigente, entregando serviços que eram antes disponíveis somente em terra“.

A solução, que se baseia na nova constelação de satélites Global Xpress (GX) da Inmarsat, combina as elevadas velocidades de dados de banda Ka com o serviço FleetBroadband de banda L de backup ilimitado. Como se trata de um serviço totalmente integrado, ele alterna automaticamente entre a banda Ka e a banda L, garantindo uma conexão garantida com uma taxa de informação assegurada, para que os clientes sempre recebam o serviço pelo qual estão pagando.

Para utilizar o novo serviço, os navios precisarão de um terminal e uma antena Global Xpress de 1m ou 60 centímetros, e um terminal FleetBroadband (FleetBroadband 500 ou FleetBroadband 250), que são pré-configurados na rede para permitir uma rápida e fácil implantação plug-and-play.

Entregue através de uma parceria de especialistas do setor

A Inmarsat trabalha com diversos parceiros em todo o mundo, como Network Innovations, Marlink e Singtel, para entregar o Fleet Xpress ao mercado. Estamos aguardando para os próximos meses a entrada de mais parceiros para completarmos o processo de “embarque” no Fleet Xpress.

Network Innovations
Eric Verheylewegen, vice-Presidente e gerente geral da Network Innovations, comenta: “O Fleet Xpress é um divisor de águas para a comunidade marítima global. É uma oferta única, uma vez que oferece serviço de alta qualidade, mesmo em áreas não cobertas pelo VSAT tradicional e fornece o único verdadeiramente ilimitado backup de banda L. Acreditamos que a antena de 60 centímetros será muito popular, e o fato de os serviços de voz do Fleet Xpress não usarem a sua largura de banda contratada proporciona um valor muito bom ao Fleet Xpress, já que é possível escolher o pacote baseando-se unicamente nas necessidades de dados.

“Temos testado o serviço em algumas das áreas mais remotas do mundo e sob algumas das piores condições climáticas possíveis. Estamos muito orgulhosos de termos contribuído para o aperfeiçoamento do serviço e estamos satisfeitos ao vermos o Fleet Xpress sendo lançado globalmente hoje“.

Marlink
Tore Morten Olsen, presidente da área marítima da Marlink, comentou: “Na Marlink, interligamos com sucesso a nossa rede HTS à rede GX. Isso demonstra a nossa disponibilidade para prestar serviços gerenciados de ponta-a-ponta aos clientes, combinando a perfeita conectividade do GX com as nossas soluções de valor agregado e a nossa plataforma XChange de entrega de serviços“.

Notas para editores
- O hardware Fleet Xpress inclui um Dispositivo de Serviço de Rede (NSD) para gerir a largura de banda e o fluxo de tráfego através de antenas testadas pela Inmarsat e terminais de usuário homologados, que são oferecidos pelos parceiros de hardware Intellian, JRC e Cobham SATCOM.
- O Inmarsat Gateway é a interface de usuário para o Fleet Xpress e fornece funcionalidades de configuração e gerenciamento do serviço para permitir que os armadores e gestores de navios maximizem a capacidade do serviço. Usando o Inmarsat Gateway, os gestores podem definir direitos de acesso para diferentes grupos de utilizadores e controlar, gerenciar e monitorar efetivamente o serviço.
- Juntamente com a Plataforma de Habilitação de Serviços da Inmarsat (ISEP), o Inmarsat Gateway leva o Fleet Xpress para além de simples comunicações de banda larga. Ele permite que os parceiros certificados de aplicações da Inmarsat desenvolvam e publiquem aplicações inovadoras e ricas em conteúdo que se integram com o serviço Fleet Xpress.

Nenhum comentário