Lucro líquido da CSU cresce 69% e chega a R$ 19 mi em 2015
Receita bruta anual ultrapassou a marca de meio bilhão de reais
O faturamento bruto cresceu 16,8% em um ano. Além de superar a inflação do período, o número representa uma marca histórica para a CSU, pois ultrapassou o patamar de meio bilhão de reais no acumulado do ano. No trimestre, o valor foi de R$ 127,3 milhões, com crescimento de 10,5% sobre o 4T14. Já a receita líquida de 2015 foi ampliada em 16,6%, chegando aos R$ 463,6 milhões, frente a R$ 397,3 milhões no ano anterior, e R$ 116,6 milhões no 4T15, com crescimento de 10,0% sobre o montante do 4T14.
Para o CFO da CSU, Ricardo Ribeiro Leite, a entrega de resultados, mesmo em um cenário econômico adverso, é consequência de uma série de ações, como a diversificação das frentes de negócio, um estrito controle de custos e despesas, além de uma postura diligente em relação aos investimentos. “Em momentos de instabilidade econômica, é comum alguns setores sofrerem mais impacto do que outros. Diversificar a atuação da Companhia, explorando o potencial de sinergia entre as frentes de negócios, nos permitiu entregar resultados robustos e sustentáveis ao longo de 2015. Não dependemos de um único setor da economia”.
Outros indicadores destacaram o saldo positivo desta estratégia. O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 69,8 milhões nos 12 meses de 2015 e R$ 19,8 milhões no último trimestre, expansões de 31,3% e 40,5% na comparação com os mesmos períodos do ano anterior.
Unidades de negócios
A CardSystem, divisão responsável pelas operações de gestão e processamento de meios eletrônicos de pagamento, contabilizou 21,6 milhões de cartões cadastrados e 18,4 milhões de cartões faturados, expansões anuais de 22,7% e 21,9%, respectivamente. O avanço das operações é resultado do crescimento orgânico da base de todos os seus emissores de cartões, além do avanço da unidade no segmento de processamento de cartões de crédito consignado.
Para a MarketSystem, divisão especializada em gestão de programas de fidelidade, marketing de relacionamento e e-commerce, o ano de 2015 foi marcado pelo desenvolvimento de parcerias e conquista de novos clientes. Após três anos de lançamento da plataforma, o OPTe+ já conta com 12 clientes. O volume financeiro transacional da divisão totalizou R$ 166,7 milhões em 2015, crescimento anual de 19,2%. O aumento dos resgates feitos dentro da plataforma OPTe+ evidencia a qualidade e atratividade da solução oferecida ao mercado.
Desta forma, unidade CSU CardSystem – que consolida os resultados da CardSystem e MarketSystem – encerrou o ano com R$ 272,9 mm de faturamento, representando 54% da receita total da Companhia e 91% do EBITDA.
Já a CSU Contact, unidade especializada em soluções para contact center, encerrou o último trimestre do ano com uma média de 2.462 posições de atendimento (PA’s) faturadas, crescimento de 2,9% nos últimos doze meses, mesmo em um cenário econômico desfavorável. Dentre os mercados em que a CSU atua, o de terceirização de atendimento é o mais atingido pela retração do consumo.
Dentre os diversos prêmios recebidos em 2015, a CSU Contact foi eleita, pela segunda vez, a melhor empresa de call center pela Associação Brasileira de Telesserviços.
“A expansão de algumas operações, novos contratos firmados, eficiência na gestão de custos e despesas da unidade e a estratégia de priorizar operações de maior complexidade compensaram a queda no volume de chamadas sentida por todo o setor, permitindo que a Companhia também entregasse bons resultados na Contact”, explica a diretora de relacionamento com investidores, Renata Oliva Battiferro.
As divisões de datacenter CSU ITS e a plataforma tecnológica de inteligência de mercado C360, sinérgicas e complementares aos demais serviços prestados pela CSU, foram bastante exploradas por outras frentes da Companhia em 2015, ampliando a rentabilidade de alguns contratos.
“Com a diversificação das operações da Companhia, através de diferentes unidades de negócios, precisamos analisar a CSU como uma única empresa. Estamos posicionando a Companhia como uma provedora completa de soluções tecnológicas com alta expertise para suportar todas as necessidades dos nossos clientes, conectando bancos, seguradoras, financeiras, varejistas, empresas de serviços e até consumidores finais, de todo o país”, conclui a executiva.
Nota: Os números de posições de atendimento referem-se às médias das unidades faturadas nos respectivos períodos.
Sobre a CSU
A CSU é empresa líder no mercado brasileiro de prestação de serviços de alta tecnologia voltados ao consumo, relacionamento com clientes, processamento e transações eletrônicas. Oferece soluções completas de programas de cartões de crédito e meios de pagamento eletrônicos, data center, soluções customizadas de loyalty, e-commerce, vendas, cobrança, crédito e contact center. Atuando de forma pioneira, a Companhia possui mais de 20 anos de mercado e tem suas ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa (CARD3), o mais alto nível de Governança Corporativa.
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