Pesquisa aponta que quase um terço dos consumidores brasileiros on-line já sofreu fraudes
A Oberthur Technologies, empresa que encomendou a pesquisa, alerta para o fato de que
79% dos consumidores lesados mudou seu comportamento de consumo on-line após o fato
Mas esse desempenho pode não se repetir no futuro. Uma pesquisa realizada pela Oberthur Technologies, empresa especializada em segurança digital, mostra que as fraudes podem frear drasticamente a expansão do comércio eletrônico, ao espalhar o medo - e a insegurança - entre os consumidores. De acordo com o levantamento, 28% dos consumidores que fazem compras pela internet no Brasil já foram vítimas de fraudes on-line. E 70% dessas vítimas mudam seus comportamentos de consumo virtual, por conta do medo, reduzindo o número de compras ou comprando em menos sites, por exemplo.
A Oberthur Technologies alerta ainda que, com a consolidação da migração para cartões com chip, a tendência é os fraudadores se concentrarem no comércio eletrônico - já que os esquemas de clonagem de cartões com tarja tendem a diminuir.
Antecipando essa tendência, a empresa investiu no desenvolvimento de um cartão de crédito que pode reduzir drasticamente as fraudes em compras on-line. No novo cartão, o código de segurança (sequência de números normalmente impressa na parte de trás) é substituído por um minivisor digital, que mostra um código diferente a cada 15, 30 ou 60 minutos - o tempo de mudança é decisão dos bancos ou emissores do cartão. E a grande vantagem desse cartão é que ele está pronto para ser adotado e usado em massa, sem necessidade de nenhuma mudança de infraestrutura para as empresas de e-commerce - ou no modo como o usuário faz suas compras pela web.
Para se ter uma ideia da diferença que a solução pode fazer, 89% dos 200 entrevistados na pesquisa da Oberthur Technologies disseram que se sentiriam mais seguros utilizando um cartão de pagamentos desse tipo em suas compras on-line. Mais do que isso, a grande maioria dos consumidores entrevistados no Brasil considerou o produto inovador (95%), fácil de usar (90%) e uma resposta eficiente ao desafio das fraudes on-line (90%).
A pesquisa aponta, ainda, que:
- 69% dos entrevistados compraram produtos ou serviços on-line mais de cinco vezes por mês e 64% já compraram em sites estrangeiros
- Apenas 12% dos entrevistados são considerados consumidores intensos (que realizam mais de 15 operações por mês), e a maior parte deles tem entre 18 e 24 anos de idade
- 70% das vítimas de fraudes on-line tiveram mais de R$ 150,00 debitados de seus cartões. Esse valor ultrapassou R$ 500,00 com 34% das vítimas
- 79% da parcela de consumidores que sofreram fraudes mudaram seu comportamento de consumo on-line após o incidente
SOBRE A OBERTHUR TECHNOLOGIES
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A OT está estrategicamente posicionada nos mercados de alto crescimento e fornece soluções incorporadas de software de segurança para dispositivos primários (“end-point”), assim como soluções associadas de gerenciamento remoto de um enorme portfólio de clientes internacionais, incluindo bancos e instituições financeiras, operadoras de telefonia móvel, autoridades e governos, além de fabricantes de objetos e de equipamentos conectados.
A OT emprega mais de 6.300 funcionários no mundo inteiro, incluindo quase 700 pessoas na área de P&D. Com uma cobertura global de 4 centros regionais de fabricação de elementos de segurança e 39 centros de serviço de segurança, a rede internacional da OT presta serviços a clientes em 140 países. Para mais informações, acesse: www.oberthur.com
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