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Salesforce lança pesquisa sobre relacionamento entre instituições financeiras e investidores

67% dos entrevistados afirmam que as ferramentas modernas de planejamento financeiro são fatores importantes na escolha de um consultor financeiro


23 de março de 2016 – A Salesforce (NYSE: CRM), líder mundial em plataformas de gerenciamento de relacionamento de clientes (CRM), divulgou o “2016 Connected Investor Report”, seu relatório global de investidores conectados de 2016, que entrevistou mais de 7.900 adultos em seis mercados (Austrália, Canadá, França, Japão, Reino Unido e EUA). A pesquisa constatou que 67% dos investidores acreditam que as ferramentas modernas de planejamento financeiro são fatores importantes na escolha de um consultor financeiro. No entanto, muitos investidores ainda se comunicam com seus consultores através de canais como telefone (45%), pessoalmente (24%) ou até por correspondência (7%).

Os consultores financeiros estão hoje sob mais pressão do que nunca para satisfazer as expectativas dos investidores, que estão condicionados por experiências digitais em outros aspectos de suas vidas. Além disso, a recente turbulência do mercado está causando incerteza nos investidores, aumentando a probabilidade de que entrem em contato mais frequentemente com seus consultores financeiros para obterem informações e aconselhamento. Na verdade, 61% dos investidores que têm consultores financeiros declaram estar “preocupados” com seu bem-estar financeiro. Ao mesmo tempo, os consultores lutam para aumentar o tempo voltado ao cliente, enquanto seus dias são preenchidos com a coleta manual de informações de sistemas díspares para a preparação de relatórios em papel. Para terem sucesso, as empresas de gestão de riqueza necessitam equipar os consultores financeiros com ferramentas que aumentem sua produtividade e colaboração, ajudando-os a priorizar seu tempo, construir relacionamentos mais profundos com os clientes e remover trabalho desnecessário e tarefas administrativas.

Encomendado pela Salesforce, o estudo foi realizado online de 24 a 29 de fevereiro de 2016 pela Harris Poll. Para baixar o “2016 Connected Investor Report” (em inglês), clique aqui: http://sfdc.co/DnrA2.

Resultados principais do estudo

Dos investidores que gostariam de mudar a maneira como gerenciam seus investimentos, 63% gostariam de colaborar com seu consultor financeiro - mais notadamente no Japão e no Reino Unido.
- Quando citam fatores-chave na escolha de um consultor financeiro, muitos investidores relatam razões tecnológicas, como a capacidade de obter uma visão holística de suas contas (76%) e ferramentas modernas para o planejamento financeiro (67%).
- Apenas 11% dos investidores em todos os seis países usam uma plataforma de aconselhamento digital para gerir a totalidade ou uma parte dos seus investimentos.

Os investidores globais se reúnem ou se comunicam com seus consultores financeiros trimestralmente (32%) ou anualmente (27%), com menos de 10% se reunindo ou se comunicando semanalmente.
- O ponto extremo da curva foi no Japão, que apresentou a maior frequência mensal (22%) ou semanal (24%) de reuniões de consultores financeiros com investidores.
- De acordo com os investidores, a comunicação entre eles e seus consultores financeiros é feita principalmente através de meios tradicionais, sendo que atividades como verificar o desempenho de sua carteira de investimentos (37%), a tomada de decisões de investimento (50%) e o compartilhamento de documentos (39%) são realizadas pessoalmente.
- O armazenando de informações financeiras também é feito de forma antiquada, com o maior percentual de investidores (37%) guardando documentos em uma pasta, caixa de sapatos, ou outro tipo de armazenamento físico em casa.

A volatilidade econômica está exacerbando a necessidade de os consultores financeiros darem maior transparência e se comunicarem mais frequentemente com os investidores.
- 61% das pessoas que têm um consultor financeiro estão “preocupadas” com seu bem-estar financeiro – investidores franceses (76%) e do Reino Unido (70%) são os mais preocupados.
- 42% dos investidores que possuem consultores financeiros não têm uma visão clara do método ou processo através do qual eles fazem recomendações para os seus investimentos.
- Apenas 31% dos entrevistados acredita que seus consultores os reconheceriam na rua.

Comentários sobre a Notícia
“Os investidores têm hoje um novo conjunto de expectativas de seus consultores financeiros. Eles são usados ​​para a obtenção de informações em tempo real, na ponta dos dedos em seus dispositivos móveis. Eles querem ser atendidos em suas próprias condições, e em toda a sua vida financeira”, disse Simon Mulcahy, vice-presidente sênior e gerente geral de Serviços Financeiros da Salesforce. “Para ter sucesso neste novo mundo, os consultores precisam de tecnologias que permitam se conectarem de maneira mais frequente e eficaz com os seus clientes”.

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Metodologia
A pesquisa foi realizada online de 24 a 29 de fevereiro pela Harris Poll em nome da Salesforce, com 7.922 adultos com idades de 18 anos ou mais na Austrália (1.019), Canadá (1.354), França (1.076), Japão (1.318), Reino Unido (1.080) e EUA (2.075), incluindo 4.944 “investidores” adultos que possuem atualmente dinheiro investido (por exemplo, mercado de ações, títulos, planos de aposentadoria) - 606 na Austrália, 884 no Canadá, 792 na França, 757 no Japão, 672 no Reino Unido e 1.233 nos EUA.

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