Desafio Criativos da Escola reconhece projetos de alunos voltados à transformação da educação pública
Concurso é novidade da edição 2016 do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE)
Em Niquelândia (GO), Votorantim Metais e Instituto Votorantim realizam o programa pelo 8º ano consecutivo
Um concurso aberto em Niquelândia (GO) incentiva crianças e jovens a desenvolverem projetos para transformar a realidade de escolas públicas e do município. O “Desafio Criativos da Escola” irá premiar as iniciativas protagonizados por crianças e jovens de todo o País, com o apoio dos educadores e também das comunidades. Podem participar crianças e jovens de 9 a 16 anos, matriculados na rede pública ou particular de ensino, além de grupos de jovens que participam de movimentos religiosos ou de outras entidades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site: www.criativosdaescola.com.br.
O “Desafio Criativos da Escola” é a novidade de 2016 do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE). A apresentação do concurso, em Niquelândia, foi feita durante o 1º Ciclo de Atividades do PVE, realizado no mês de março. Na ocasião, a consultora do PVE, Rute Souza, promoveu um trabalho de campo na Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues, além de ter apresentado o concurso para a comunidade. “Distribuímos materiais de apoio, com o passo a passo para a realização de oficinas para os alunos elaborarem o projeto para concorrer ao desafio. No segundo ciclo de atividades, em junho, faremos consultas lúdicas para ajudar os estudantes a formatarem melhor o projeto que já têm em mente antes de se inscreverem”, explicou Rute.
Ainda segundo a consultora do PVE, em outros países em que o concurso é promovido, já foram implementadas diversas ações de melhoria para o meio ambiente, a saúde, a educação e a cultura.
No Brasil, o Desafio Criativos da Escola envolve os 17 municípios nos quais é promovido o PVE. Para criar os projetos, os alunos podem se inspirar nos conceitos: sentir (como praticar uma escuta atenta e exercitar a empatia e a sensibilidade), imaginar (como estimular a imaginação, usando inclusive a escuta para levar a caminhos transformadores), fazer (o que é preciso fazer para colocar a mão na massa e mobilizar as pessoas ao redor) e compartilhar (qual o sentido de compartilhar e como contar uma boa história).
A professora da Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues, Luceni Campos Gomes, elogiou a proposta do concurso. “Achei muito interessante, porque de certa maneira é uma continuidade do trabalho que vem sendo feito em Niquelândia de envolver toda a comunidade em busca de melhorias para a educação e para o município. Entre os alunos que oriento, já foram levantadas ideias e provavelmente o projeto a ser desenvolvido será na área de meio ambiente. Acredito que será muito bom, porque contribuirá para despertar ainda mais a consciência ambiental na comunidade escolar e na população em geral”, disse.
As premiações do concurso Desafio Criativos da Escola serão feitas na categoria Destaque Municipal, com a classificação de até dois projetos por município, por meio de uma comissão formada por pessoas envolvidas nas atividades do concurso e do PVE em Niquelândia. Os projetos vencedores dessa categoria concorrerão ainda à categoria Destaque Parceria Votorantim pela Educação, em que serão selecionados 10 projetos, classificados no Destaque Municipal, de todo o País. Os orientadores dos projetos também serão premiados. Todas as premiações serão feitas em dinheiro. A divulgação dos resultados será feita durante a solenidade de encerramento do PVE, no mês de novembro.
PVE em Niquelândia
Promovido pelas empresas do Grupo Votorantim, com apoio do Instituto Votorantim, o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é realizado pelo 8º ano consecutivo em Niquelândia.O tema de 2016 é “Um Futuro com a Sua Cara”. O objetivo é promover o valor da participação e do protagonismo de crianças e adolescentes na educação do município.
O PVE é desenvolvido em três ciclos de atividades, por meio da frente de Apoio à Gestão, com ações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas locais, incluindo a formação específica de diretores e coordenadores das escolas municipais, no tema: Avaliação Externa de Aprendizagem. Outra frente de atuação do PVE é a de Mobilização Social, que visa o fortalecimento do valor social na educação. Entre as atribuições assumidas por essa frente está difundir uma carta aberta escrita por alunos. Para isso, a equipe do PVE está fazendo consultas lúdicas para identificar a escola que os estudantes desejam ter.
“As melhorias que o PVE tem impulsionado transformam a realidade das escolas e também provocam mudanças na comunidade, pois é um programa abrangente, em que a educação é trabalhada para além da sala de aula, já que todas as pessoas podem contribuir para aprimorar a educação”, afirma o gerente-geral da Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, José Maximino Ferron.
Nenhum comentário