Em clima de Jogos Olímpicos, projeto Experimentando Diferenças chega ao Shopping Boulevard Tatuapé
Do dia 19 a 29 de Maio, empreendimento contará com arena para público vivenciar as emoções dos paratletas
A Praça de Eventos do Shopping Boulevard Tatuapé se transformará em um circuito de esportes com o evento “Experimentando Diferenças”, que tem como objetivo permitir ao público experimentar as sensações e limitações dos esportes adaptados. Do dia 19 a 29 de Maio, o projeto, que possui a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro e o patrocínio da Loterias Caixa, será realizado em parceria com o Shopping Boulevard Tatuapé.
Em uma arena montada especialmente para o projeto, os monitores auxiliarão o público a jogar futebol com os olhos vendados utilizando uma bola sonora, basquete e corrida em cadeira de rodas, bocha desportiva com cadeiras de rodas, além de games com simulação virtual sob a temática dos esportes adaptados, especialmente desenvolvidos para o evento.
Presenças especiais - A cada etapa, o evento conta com as participações de atletas e ex-atletas renomados para tardes de autógrafos, fotos e oficinas.No próximo sábado, dia 28 de maio, o paratleta Daniel Mendes (atletismo), que já garantiu vaga na Paralimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, estará presente no Experimentando Diferenças das 18h às 20h, onde conversará com o público presente e participará de atividadess, além de dar autógrafos e posar para fotos.
Capixaba, Daniel Mendes se tornou deficiente visual após um acidente de carro em 2002. Atualmente é um paratleta vencedor: foi bronze nos jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, e ouro e o bronze no Mundial de Atletismo Paralímpico em Doha, no Catar. E o melhor: com fortes chances de medalha nas provas dos 200 e 400 metros. Os resultados positivos têm um gosto especial para Mendes.
Já no domingo, dia 29 de maio, também das 18h às 20h, quem participa é o paratleta campo-grandrense Yeltsin Jacques. Aos 24 anos, tem o dom da velocidade nas pistas e é promessa do atletismo paralímpico brasileiro. O fundista tem apenas 0,5% da visão, mas enxerga longe como ninguém. Aos 16 anos, Yeltsin decidiu correr para ajudar outro amigo com deficiência visual. Ele se tornou atleta-guia no atletismo e teve então a chance de ser apresentado a sua maior paixão. Daí em diante, a lista de conquistas só vem aumentando. O campo-grandense já é dono do vice-campeonato no Atletismo Mundial de 2013 na França e de duas medalhas no Parapan de Toronto em 2015.
Já participaram Arthur Zanetti, Fernando Fernandes, Robson Caetano, Flávio Canto, o ex jogador Raí e Lais Souza; e, é claro, estrelas do paradesporto nacional, a exemplo de Daniel Dias, Dirceu Pinto, Terezinha Guilhermina, Ricardinho Alves, Jefinho Gonçalves, Verônica Almeida, Carlos Farrenberg, Jovane Guissone, Marcia Menezes e tantos outros.
Para os atletas envolvidos, o contato com um público cada vez mais abrangente é bastante gratificante e motivador. E quem confirma isso é o Ricardinho Alves, da seleção brasileira de Futebol de 5, o melhor jogador de futebol de cegos do mundo, eleito duas vezes e atual detentor do título. “É um trabalho de divulgação que mexe com as pessoas. Elas saem com outra visão do atleta de paradesportos”.
Fernando Fernandes, tetracampeão de paracanoagem, é outro grande parceiro do projeto. “Eu, que conheci esse projeto de maneira inusitada, fiquei encantado. Fico feliz que o público possa acompanhar nossa felicidade (dos atletas) através desse grande projeto que já rodou o país inteiro e que com certeza vai continuar fazendo esse trabalho especial. O esporte tem esse papel justamente de quebrar paradigmas, de quebrar preconceitos e vencer barreiras, e o Experimentando Diferenças é fundamental para isso. Participar é um prazer”, relata.
O prêmio - O projeto Experimentando Diferenças acaba de ser escolhido, entre 350 inscritos do Brasil inteiro, vencedor do Programa CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local, cujo objetivo é reconhecer e valorizar experiências bem sucedidas e que melhoram a qualidade de vida das pessoas por todo o país. Iniciada em 1999, a premiação é inspirada no programa da Organização das Nações Unidas (ONU): "As Melhores Práticas e Lideranças Locais" (Best Practices and Local Leadership Programme). Com essa vitória, o Experimentando Diferenças, além de receber o troféu, vem sendo divulgado e inscrito em premiações do mundo inteiro que têm relação com o tema, com destaque para o concurso que acontecerá em Dubai, organizado pela Onu-Habitat.
Apoio da Caixa ao Paradesporto
A CAIXA é responsável pelo repasse aos Comitês Olímpico e Paralímpico Brasileiros de 2% da arrecadação bruta de todas as apostas efetivadas nas Loterias Federais. Os recursos oriundos de Loterias Caixa representam hoje a permanente garantia de realização do programa de fomento ao esporte adaptado, colocado em execução pelo CPB. Uma espécie de coluna vertebral da estrutura que o Comitê põe a serviço da consolidação do esporte adaptado no Brasil. Principal agente financeiro das políticas públicas de desenvolvimento social, a CAIXA, ao investir no paradesporto brasileiro, mais do que propiciar aos atletas de alta performance condições essenciais de treinamento em competições e torneios nacionais e internacionais, valoriza a inclusão social, a educação e a descoberta de novos talentos.
Experimentando Diferenças
Período: De 19 a 29 de Maio de 2016
Local: Shopping Metrô Boulevard Tatuapé – Praça de Eventos (Piso Térreo).
Endereço: Rua Gonçalves Crespo, esquina com Rua Tuiuti (integrado à Estação Tatuapé do metrô).
Informações: 11 2225-7000
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 13h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Presença do paratleta Daniel Mendes (atletismo) no dia 28 de maio (sábado), das 18h às 20h;
Presença do paratleta Yeltsin Jacques (atletismo) no dia 29 de maio (domingo), das 18h às 20h.
Quanto: Evento gratuito
Mais Informações:
http://experimentandodiferencas.com.br/
https://www.facebook.com/www.experimentandodiferencas.com.br/
https://www.youtube.com/user/experimentediferenca
https://www.flickr.com/photos/experimentediferencas/sets/
Nenhum comentário