Em maio, eventos gratuitos da Aliança Francesa discutem filosofia, cinema e história
Com uma agenda cultural movimentada, a Aliança Francesa promove eventos em diferentes segmentos, sempre gratuitos e abertos ao público em geral. Em maio, a programação envolve filosofia, cinema e história.
Nesta sexta-feira (06/05), acontece o Café Philo, que ao longo do ano está debatendo os Pecados Capitais. A Ira, tema deste encontro, é um pecado ambivalente, considerada nos primórdios da tradição ocidental, o princípio de ações grandes e heroicas, mas também, compreendida como uma emoção vivida no próprio corpo. É justamente sobre esta ambivalência -pecado e emoção - reencontrada na religião, na filosofia e na ciência que os professores Alexandre Franco de Sá e Naim Akel Filho vão debater. O evento começa às 19h, no Café Babette (Alameda Prudente de Morais, 1101 – Centro).
No cineclube Aliança Francesa, marcado para sábado (14/05) na Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco), está em cartaz o documentário “Être et avoir” (“Ser e Ter”), dirigido por Nicolas Philibert. O filme aborda a vida de uma escola primária em uma comunidade francesa, cuja população tem pouco mais de 200 pessoas. Quando foi lançado nas salas de cinema, tornou-se um dos documentários de maior sucesso do cinema francês. A sessão começa às 16h.
No Sarau Histoire, que acontece na sexta-feira (20/05), a professora convidada Daniele Rocha Saucedo, do Curso de História e Mestrado em Direitos Humanos da PUCPR, vai falar sobre o pintor francês, Nicolas Antoine Taunay. Ele teve um papel importante na Missão Francesa, diferente de outros artistas, ele não se importava em retratar a corte. Sua produção em cinco anos de permanência no país somam 45 telas. O encontro acontece às 19h30, também no Café Babette (Alameda Prudente de Morais, 1101 – Centro).
Mais informações no telefone 41 3223 4457.
Nenhum comentário