Aumento de arrecadação será tema do II Fórum de Cidades Digitais dos Campos Gerais
Evento vai reunir em Ponta Grossa gestores para tratar do uso da tecnologia na otimização da gestão e melhorias nos serviços públicos
A ferramenta será uma das iniciativas abordadas no II Fórum de Cidades Digitais dos Campos Gerais, que será realizado dia 7 de julho, em Ponta Grossa, pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Associação de Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e Prefeitura de Ponta Grossa.
O objetivo do evento, segundo o diretor da RCD, José Marinho, é reunir prefeitos, gestores e vereadores da região para facilitar o planejamento e investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação voltadas ao desenvolvimento socioeconômico das localidades. “A ideia do fórum é proporcionar essa interação e destacar as iniciativas em andamento nos municípios que estão melhorando diversos setores como finanças, educação, saúde, segurança, entre outros”.
Com o SAJ Procuradorias, Florianópolis (SC), por exemplo, aumentou a arrecadação em 300% e reduziu o tempo de ajuizamento dos processos em 97%. Com a tramitação web, o prazo caiu de 276 dias (nos processos físicos) para 58 horas (nos processos eletrônicos). O resultado: R$6 milhões a mais em arrecadação oriundas das dívidas ativas municipais relativas à IPTU, IPTI, ISS, multas e outras taxas municipais.
O executivo da Softplan, Alexandre Vedovelli, explica que o sistema faz com que o município deixe de beneficiar maus pagadores. “A maioria dos próprios municípios não sabe quanto tem para receber. Acaba ficando uma dívida que ninguém cobra. Normalmente, sem o sistema, as cidades conseguem receber de 3 a 5%. Já com a integração com o Tribunal de Justiça, essa porcentagem passa dos 30% e representa um valor significativo para os municípios que estão enfrentando esse período de recessão”, observa.
As inscrições para o II Fórum de Cidades Digitais dos Campos Gerais são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/pontagrossa/
Nenhum comentário