IBGC disponibiliza para audiência pública o Guia de Boas Práticas para Organizações do Terceiro Setor
Interessados podem colaborar com o conteúdo do documento até 15 de junho
Está aberta a audiência pública que discutirá o futuro do Guia de Boas Práticas para Organizações do Terceiro Setor: Associações e Fundações, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Os interessados em colaborar com o conteúdo da publicação têm até o dia 15 de junho para enviarem suas considerações.
O principal intuito desse documento é debater as melhores práticas de Governança em organizações do terceiro setor, que, embora privadas, possuem objetivos estatutários de interesse público ou associativo, com atividades voltadas para a promoção humana e o bem-estar social.
No Brasil, há dois tipos de organizações de terceiro setor, por associação e fundação. A primeira se caracteriza pela união de pessoas em prol de uma causa sem fins lucrativos. Já as fundações são instituídas a partir de um patrimônio destinado a uma causa de interesse público, também sem fins lucrativos.
A minuta do material elenca as peculiaridades mais relevantes dessas organizações e as ambienta nas melhores práticas de Governança, com o fim de contribuir para uma gestão de excelência com transparência, equidade e prestação responsável de contas.
O Guia foi desenvolvido pelos membros da Comissão de Terceiro Setor do IBGC, resultado do trabalho feito nos últimos anos. O texto ainda está sujeito a alterações e passará também por revisão gramatical, de estilo e consistência interna. Para acessar o documento, clique aqui.
Sobre o IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
O IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa é uma entidade sem fins lucrativos de atuação nacional e internacional, que tem como meta a busca pela excelência nas mais diversas formas de organização.
Com sede em São Paulo, o IBGC atua regionalmente por meio de sete Capítulos, localizados nos Estados do Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O IBGC promove cursos de capacitação para conselheiros, executivos, acionistas e profissionais liberais das mais diversas áreas. Também são promovidos anualmente fóruns, palestras, congresso anual e networking entre profissionais, além da produção de publicações e pesquisas.
No âmbito internacional, o IBGC hospeda as atividades da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, uma rede global que busca fomentar a adoção das boas práticas nas organizações, integra a rede de Institutos de Gobierno Corporativo de Latino América (IGCLA) e Global Network of Director Institutes (GNDI), grupo que congrega institutos de Governança ao redor do mundo.
Para mais informações, consulte o site www.ibgc.org.br.
Nenhum comentário