Últimas

Campanha da Triunfo Sudler Brasil engaja urologistas no diagnóstico de LUTS

Premiada em Cannes, ação contribuiu para aumentar o conhecimento de médicos sobre aplicação do questionário para doenças do trato urinário

O LUTS, sigla em inglês para Sintomas do Trato Urinário Inferior, é uma doença comum e simples de ser diagnosticada. De acordo com pesquisa, 71% dos pacientes homens possuem sintomas urinários e não são diagnosticados corretamente devido a não aplicação do questionário para identificação dos sintomas, muitas vezes confundidos com problemas de próstata. Para mudar esta realidade e engajar os médicos, a Triunfo Sudler Brasil, uma das principais agências de publicidade 100% health e wellness do País, desenvolveu a campanha “Dúvida tem cura” que foi vencedora do Leão de Bronze na categoria Pharma, na edição de 2016 de Cannes.

Desenvolvida para farmacêutica Astellas Farma Brasil, a campanha tinha o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico correto do LUTS. A primeira etapa da ação foi realizada durante o XXXV Congresso Brasileiro de Urologia, maior evento nacional para médicos especialistas na área.

Mais de 4 mil urologistas tiveram a oportunidade de viver uma experiência que mostrou como pode ser rápido e fácil identificar os pacientes com LUTS. “Nossa ideia foi criar um mictório interativo com sensores, nos quais os médicos podiam escolher um entre quatro sintomas, através da própria urina, para preencher o questionário. Os resultados que apareciam no display eram gerados com base nos quatros sintomas presentes no questionário das doenças do trato urinário inferior”, explica Michel Motta, sócio-diretor de criação da Triunfo Sudler Brasil. O executivo ainda destaca que a ação gerou curiosidade e sensibilizou os médicos participantes, fazendo com que a aplicação do questionário em pacientes voltasse a acontecer.

A campanha também impactou a população. “Nosso desafio era chamar a atenção para um problema de saúde que poucas pessoas têm conhecimento”, diz Janaina Rosas, sócia-diretora executiva da Triunfo Sudler Brasil. O time criativo da Triunfo Sudler Brasil desenvolveu mais uma ação complementar que gerou uma experiência simples, lúdica e eficaz. ”Criamos um cenário de um banheiro em um prédio comercial em SP para fazermos um paralelo entre o curto tempo confinado em um elevador versus a dificuldade que um homem com LUTS apresenta ao ter que segurar a urina”.

Nas redes sociais, conteúdos informativos reforçaram os conceitos da campanha e impactaram mais de 10 milhões de pessoas em 120 dias. Para auxiliar os médicos, também foram distribuídos materiais sobre o LUTS em 3.000 consultórios de todo o País. “Os números comprovam a eficácia da ação, que indiretamente também contribuem no diagnóstico correto das doenças do trato urinário inferior”, finaliza Motta.

Assista aqui a campanha completa: http://www.triunfosudler.com.br/cannes/index.html

Sobre Triunfo Sudler Brasil

A Triunfo Sudler faz parte de um dos maiores grupos de solução em comunicação do mundo para o mercado heathcare, a Sudler & Hennessey. Somos a operação BRASIL do grupo que conta com mais de 50 escritórios e 800 profissionais no mundo. Formada por uma equipe multidisciplinar de profissionais que combinam criatividade publicitária com um profundo conhecimento pharma.

Uma combinação perfeita e diferenciada, capaz de sustentar a lógica dos resultados e produzir comunicação inovadora eficaz.

Nenhum comentário