Últimas

A partir de amanhã (23), 8° ENCONTRO INTERNACIONAL DE PALHAÇOS acontece em MARIANA/MG

FESTIVAL TEM TRÊS DIAS DE PROGRAMAÇÃO GRATUITA 
COM MAIS DE 35 ESPETÁCULOS E DIVERSAS ATRAÇÕES CIRCENSES

Divulgação
Neste final de semana, de sexta (23) e a domingo (25), o Circovolante – 8° Encontro Internacional de Palhaços reúne cerca de 100 artistas circenses de diferentes cidades e países, com mais de 35 espetáculos gratuitos, além de exposição fotográfica, exibição de filmes, lançamento de livro, rodadas de bate-papo, atrações musicais, carreatas de palhaços e um cortejo. Confira a programação de cada dia.

Sexta-feira (23)

Na sexta-feira (23), a lona estará armada nas praças de Mariana/MG para receber o público do Circovolante – 8°Encontro Internacional de Palhaços. Às 10h, uma família inteira de palhaços, o Circo Irmãos Simões apresenta o espetáculo “Raízes do Picadeiro”, que mostra números tradicionais de forma ilusória, acrobática, cômica e performática.

Quem passeia pela cidade é inspirado pela atmosfera circense. O coreto da Praça Gomes Freire tem programação musical especial e um varal de fotografias de palhaços colore o jardim. Às 17h30, a carreata de palhaços percorre as ruas da cidade e às 19h o público se reúne nesta mesma Praça para o cinema ao ar livre com o filme “Minha Avó era Palhaço”, de Mariana Gabriel e Ana Minehira.

Às 20h, na Praça da Sé, a primeira atração internacional: o italiano Tato Villanueva, que apresenta o espetáculo Molavin. O protagonista é Boris, um xamã, alquimista, médico alternativo e astrólogo, que viaja pelo mundo buscando raridades e poções mágicas. Em seguida, às 21h30, acontece o cabaré em homenagem ao palhaço Biribinha, com participação de Mixuruca e Mixaria, Circovolante, Furreca & Lambreta, Nelson do Bigodinho e Cia Pé de Cana. Para fechar a noite, às 22h30, o show "Esse samba todo é nosso", com Sílvia Gommes e banda.

Sábado (24)

A literatura também estará presente no Circovolante – 8° Encontro Internacional de Palhaços. No sábado (24), às 11h30, Márcia Parma e Daniel Lopes lançam o livro "Construção de Malabares Passo a Passo", com uma roda de bate-papo na Praça Gomes Freire. Ao mesmo tempo, a estação Leia Mariana! recebe doações de livros.

Às 14h, na mesma Praça, a Roda Saia Palhaça mostra toda a palhaçaria feminina em um cômico trabalho que vai do singelo ao elaborado, do individual ao coletivo, do poético ao político, e tudo isso junto. Em seguida, a Caixa de Lambe Lambe apresenta o espetáculo A Lavadeira.

A concentração para o grande cortejo já começa também às 14h. Maquiadoras estarão a postos para quem quiser virar palhaço e acompanhar o Samba no Pé-de-Moleque, que sai às 16h e percorre as ruas da cidade histórica na maior reunião de narizes vermelhos já vista. O desfile termina na Praça da Sé com o cabaré de equilibrismos, com Tato Villanueva, Atawallpa Coelho e Moisés – O Rei do Pedal.

Às 18h30 tem a exibição do filme “Minha Avó era palhaço”, na Praça Gomes Freire. E em seguida, às 19h30, o público volta para a Praça da Sé para o espetáculo “Magia”, do palhaço Biribinha. O argentino Ey Pachá apresenta seu Excêntrico Musical na Praça Gomes Freire às 20h30. E às 21h30, um cabaré reúne os homenageados de todas as edições do evento, além de Guga Morales, Mixuruca e Mixaria e convidados.

Para fechar a programação da noite, show com o grupo musical Uns & Outros e DJ Pátrida.

Domingo (25)

No domingo (25) ainda tem muita programação pela frente no Circovolante – 8° Encontro Internacional de Palhaços. Às 11h, o projeto Música com Classe tem a apresentação da Corporação Musical do Município de Mariana, na Praça Gomes Freire. E quem quiser aprender as técnicas do bambolê, Liz Monteiro ministra um oficinão às 13h.

Dona Lelê e Trevolino, da Cia da Sorte, fugiram do circo com tudo o que tinham, num Fusca 64 e chegam ao Encontro Internacional de Palhaços às 14h30, com o espetáculo "Segura, Mamãe". O público nem precisa sair do lugar, logo mais, às 15h30 o Cabaré Mix tem o palhaço Viralata, El Individuo, Flash Boys Crew, Mágico Silas, Palhaço Vinagre e Liz Monteiro, numa palhaçada só.

A Cia Circunstância (MG) vem com "Palhaços à vista”, às 16h e a Cia Pé de Cana emenda seu "Circo de Doisdo", na Praça Gomes Freire, às 16h30. O chileno Mr. Mostacho dá apresenta o "Equilibrium Street Show", na Praça da Sé, às 17h30. E para fechar a programação de espetáculos, o grande homenageado Biribinha e sua turma com "O Reencontro de Palhaços na Rua é a Alegria do Sol com a Lua", na Praça da Sé, às 19h30. A partir das 20h30 a banda Pequena Morte lança o CD Jabuticaba na Praça Gomes Freire.

SERVIÇOS:

Circovolante – 8° Encontro Internacional de Palhaços
Data: de 23 a 25 de setembro.
Local: eventos concentrados na Praça Gomes Freire e Praça da Sé – Mariana/ MG.
Todos os eventos são gratuitos.

SOBRE O CIRCOVOLANTE

No interior de Minas Gerais, em Passagem de Mariana, a arte circense se renova o tempo todo com o Circovolante, que há 16 anos leva palhaços, cômicos, bufões, músicos e brincantes em espetáculos para todo o Brasil. Fruto de uma parceria de 25 anos entre Xisto Siman e João Pinheiro, o grupo é uma combinação de labor circense com a divulgação dessa arte milenar.

Em sua sede, a Casa do Palhaço, o Circovolante recebe regularmente crianças e adolescentes, que aprendem sobre o processo de funcionamento e gestão do grupo e compreendem melhor o ofício da arte circense. Também são ministradas oficinas para público em geral e apresentação de espetáculos. O Circovolante possui também um acervo com livros de história do circo e mais de 300 filmes de comédias mudas do princípio do século passado, disponível em sua sede.

Nenhum comentário