Programa de fomento a negócios impulsiona o desenvolvimento do interior do TO
Empresários da região de Xambioá e Araguaína visitam grande indústria de papel e celulose
Ação integra atividades do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, iniciativa da Votorantim Cimentos, em parceria com a Prefeitura de Xambioá e entidades
A visita, envolvendo 15 empreendedores, será acompanhada por profissionais da área de Suprimentos da Votorantim Cimentos e da DVF Consultoria, que realizam o PDF em Xambioá. O objetivo é possibilitar que os empreendedores conheçam de perto o funcionamento das organizações e os critérios que elas utilizam para adquirirem bens e serviços.
Odilson da Silva Soares, 54 anos, é coordenador técnico da Eletrowatts Serviços Industriais Ltda., empresa de Xambioá que presta serviços civis, elétricos e mecânicos para indústrias. Ele é um dos empreendedores que irá participar da visita técnica, promovida pelo PDF, à Suzano e está na expectativa de formalizar negócios. “Estamos nesse Programa desde o começo de sua realização e, com os conhecimentos que adquirimos nas capacitações, passamos a atuar de forma mais organizada e profissional. Por isso, estamos preparados para trocar informações nessa visita e mostrar o que temos a oferecer para atender às necessidades dessa e de outras grandes empresas, com qualidade”, disse.
O coordenador da área de Suprimentos da Suzano Papel e Celulose, Eduardo Cintra, disse que visitas como a que será realizada por meio do PDF são importantes para aproximar os empresários e ampliar as oportunidade de negócios . “A nossa expectativa é estreitar a relação com os fornecedores locais, e também com grandes players como a Votorantim Cimentos, para conhecermos o portfólio de cada um e apresentarmos nossas principais necessidades, e, com a troca de informações, estruturarmos um programa robusto de desenvolvimento e parceria”, afirmou.
Sobre o PDF - O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores é realizado, desde 2014, pela Votorantim Cimentos, por meio da DVF Consultoria, com o apoio da Prefeitura Municipal de Xambioá, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Tocantins), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) e Associação Comercial e Industrial de Xambioá (Acix).
O Programa contempla consultorias especializadas, capacitações e encontros de negócios para os empresários adequarem suas empresas e torná-las mais competitivas. O supervisor de Suprimentos da Votorantim Cimentos de Xambioá e facilitador do PDF, Silvio Claudino Gomes Filho, salientou que o Programa tem favorecido o aumento do volume de compras entre as empresas na região. “De 2013 para 2015, houve uma evolução de 16% nas compras locais, o que comprova que as empresas conseguiram expandir-se e atingiram a proposta do PDF que é impulsionar o crescimento de seus negócios e, assim, fomentar o desenvolvimento regional”, ressaltou.
As ações do PDF beneficiam não só empresas como também projetos de economia solidária, como o Xambiart, da Cooperativa das Artesãs de Biojoias de Xambioá (COOABX). O negócio, que envolve a produção de biojoias e artesanato, contou com o auxílio do PDF para estruturar o planejamento estratégico, cuja execução é acompanhada pelo consultor do Programa. Também por meio do PDF, as artesãs do Xambiart participaram de cursos de designer e de boas práticas, promovidos pelo Sebrae e pela Associação Comercial e Industrial de Xambioá, em julho deste ano.
Sobre a Votorantim Cimentos
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 56,8 milhões de toneladas/ano e receita líquida de R$ 14 bilhões, em 2015. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.
Nenhum comentário