Últimas

Programação cultural intensa neste final de semana no Museu de Arte da Pampulha

NOTURNO NOS MUSEUS NA SEXTA-FEIRA, COM DESTAQUE PARA SHOW DE MARINA MACHADO;

Credito Glenio Campregher
SÁBADO COM SHOW INSTRUMENTAL COM DUO DESVIO; 
E ENCONTRO INTERNACIONAL DE MOTOCICLISTAS NO DOMINGO

Neste fim de semana, entre os dias 23 e 25 de setembro, o Museu de Arte da Pampulha, equipamento da Fundação Municipal de Cultura, da Prefeitura de Belo Horizonte, traz para o público uma intensa programação cultural gratuita. O museu participa na sexta-feira do Noturno nos Museus, com diversas atrações, entre elas show de Marina Machado; no sábado traz show instrumental com o Duo Desvio; e no domingo recebe o encontro internacional de motociclistas "The Distinguished Gentlemans Ride". Além disso, este é o último fim de semana de visitação da exposição “Ser Moderno”, com mobiliários e obras de arte do modernismo, e também últimos dias do “Café Bistrô do MAP”, espaço gastronômico temporário assinado pelo Bouquet Garni.

Duo Desvio - Crédito Fernando Lara
A programação do MAP no Noturno nos Museus tem entrada franca e começa às 18h desta sexta-feira, quando acontece uma palestra magna com o tema "Design universal e práticas museológicas". Entre 18h30 e 19h30 o Coral FIC se apresenta na rampa de acesso ao museu, dando as boas vindas ao público. De 19h30 a 0h, um DJ convidado comanda sua pick-up nos jardins do MAP. Das 20h30 às 21h a área de entrada recebe a performance "5 Percepções de uma superfície". Das 21h30 às 22h30 a cantora Marina Machado se apresenta no auditório do museu, que recebe na sequência, das 23h à 0h, o show "Uma Noite de Jazz" (shows do auditório sujeitos a lotação, com distribuição de senhas no local). Ao longo de toda a noite os visitantes também podem conferir a exposição "Ser Moderno".

The Distinguished Gentleman's Ride - Divulgação
No sábado, dia 24 de setembro, às 17h, o duo Desvio apresenta seu show C’Alma no auditório do museu, com entrada gratuita, sujeita a lotação. Trata-se de um espetáculo emoldurado pelos ritmos populares brasileiros com um toque de sofisticação do pensamento erudito. Instrumentos genuinamente brasileiros dão a textura rítmica para as melodias e harmonias advindas do piano e do violão, misturando em um mesmo ambiente tradições distintas, seculares e modernas. Neste dia a exposição “Ser Moderno” pode ser visitada das 9h às 22h30.

Já no domingo, o MAP recebe o encontro internacional de motociclistas “The Distinguished Gentleman's Ride”, das 12h30 às 16h. O evento acontece no mesmo dia e ao mesmo tempo em mais de 500 cidades em todo o mundo com mais de 50.000 participantes, onde motociclistas se vestem elegantemente e saem para uma volta pilotando motos antigas e estilosas. Em BH a previsão é que cerca de 150 motoqueiros compareçam. O público poderá conferir os modelos de perto, que estarão estacionados nas rampas de acesso ao museu. A exposição “Ser Moderno”, em seu último dia de atividades, recebe visitas das 9h às 18h30.

MAIS SOBRE O “NOTURNO NOS MUSEUS”

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, apresenta o Noturno nos Museus de Belo Horizonte. Em sua 4ª edição, o evento tem por objetivo valorizar os espaços museais e culturais como lugares democráticos, abertos para vivências e trocas de experiências, fortalecendo o acesso do público, de várias faixas etárias, a uma programação dinâmica e gratuita. O horário de visitação é ampliado, possibilitando usufruir desses espaços em horário alternativo e de maneira inusitada nas 34 instituições públicas e privadas que aderiram ao evento.

MAIS SOBRE “SER MODERNO” + “CAFÉ BISTRÔ DO MAP”

O movimento modernista traduzido em mobiliário, arquitetura e obras de arte; os diálogos possíveis entre cada uma dessas vertentes é o conceito principal da mostra “Ser Moderno”, no Museu de Arte da Pampulha. Apresentada pela Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Casa Cor Minas Gerais 2016, a coletiva tem com curadoria compartilhada entre o arquiteto Pedro Lázaro e Priscila Freire. A exposição segue aberta ao público até 25 de setembro. Como parte integrante da exposição, o MAP recebe durante o mesmo período um café bistrô, comandado pelo Bouquet Garni, da chef Agnes Farkasvolgyi, aberto ao público.

Nenhum comentário