Últimas

Alunas de Engenharia de Produção criam jogos para ensinar a profissão

A busca por métodos alternativos de ensino - os que fogem das tradicionais aulas expositivas - é uma das ações mais realizadas pelas coordenadorias dos cursos de Engenharia de Produção no Brasil. As características dos jovens atuais (geração Y), marcadas pelo dinamismo, rapidez e menor capacidade de concentração durante as aulas do que a gerações que a antecederam, são fatores que impulsionam essa busca. Assim, o grupo de Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) buscou uma vertente ainda pouco explorada: a utilização de jogos físicos que auxiliam no aprendizado da profissão.

Para isso, o grupo propôs três jogos que utilizam tabuleiro, cartas e placas imantadas, e que permitem aplicar, de forma lúdica, os principais conceitos e ferramentas de engenharia de produção: o mapeamento de processos, gestão de estoques e visão sistêmica de gestão da produção.

Foto/Divulgação
Depois de realizar uma pesquisa sobre os conteúdos abordados na grade curricular do Curso de Engenharia de Produção do IMT, os jogos educativos já existentes, as ferramentas que abrangem e as oportunidades que apresentam, foi definido o escopo do desenvolvimento dos jogos. A partir disso, o grupo criou três tabuleiros que remetem ao mapeamento de processo, gestão de estoques e visão sistêmica de uma fábrica de verdade.

Foto/Divulgação
Outros temas abordados pelos jogos, como a manutenção, produtividade, gargalos e restrições, PERT, carga máquina e produção mais limpa, serão apresentados pelo grupo durante os dias 27, 28 e 29 de outubro, no Campus São Caetano do Sul do IMT.

Alunos: Gabriela Roisin Guimaraes, Giulianna Santiago de Martin, Maria Luiza Silva Gibelli e Paula Cardinali.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia
O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 55 anos, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Gestão, Design e Engenharia, além do programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há 50 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria.

Nenhum comentário