Últimas

Entrega do 38º prêmio Vladimir Herzog de anistia e direitos humanos acontece amanhã, no Tucarena em SP

Cerimônia será precedida da 5ª Roda de Conversa com os jornalistas premiados

No próximo dia 25 de outubro, terça-feira, será realizada a cerimônia de entrega do 38º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. O evento é público e acontece às 20h, no Tucarena, em São Paulo.

Veja aqui a lista de vencedores:
http://premiovladimirherzog.org.br/premiados-2016.asp
Esta edição bate novo recorde de trabalhos inscritos e aceitos para análise do corpo de jurados: foram 567 trabalhos sobre temas que valorizam a democracia, a cidadania e os direitos humanos que competiram em oito categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentários de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet.
Os grandes homenageados da noite com o Prêmio Vladimir Herzog Especial serão os jornalistas Elio Gaspari e Cláudio Abramo (in memoriam) pelo conjunto da obra e suas contribuições ao jornalismo brasileiro. Desde 2009, a Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog indica personalidades para serem agraciadas com o Prêmio Especial por relevantes serviços prestados às causas da democracia, paz e justiça.

Roda de Conversa

Na tarde de 25 de outubro, das 14h às 18h, acontece a 5ª Roda de Conversa com os vencedores da 38ª edição do Prêmio Vladimir Herzog.  O evento, gratuito e aberto ao público, é voltado especialmente para alunos dos cursos de comunicação e tem o propósito de compartilhar conhecimento sobre os métodos e técnicas de algumas das reportagens mais importantes da imprensa brasileira, desde a elaboração das pautas até a apuração, fontes e entrevistas.
O encontro será realizado no Tucarena (ao lado do TUCA) e transmitido pela internet, ao vivo, por meio do link www.tvpuc.com.br. Para que o material esteja acessível a um maior número de pessoas, constituiu-se novamente um pool de cobertura e transmissão*.

A coordenação da Roda de Conversa é do jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, coordenador do Projeto Repórter do Futuro e conselheiro do Instituto Vladimir Herzog. A produção é de Aldo Quiroga, professor e repórter /apresentador da TV Cultura de São Paulo, e Ricardo Matias, coordenador da TV PUC. Neste ano, a mediação é dos professores e jornalistas Angelina Nunes e Paulo Oliveira.  A atividade conta com o apoio da Federação dos Professores do Estado de São Paulo – FEPESP.

Sobre o Prêmio

Criado em 1978, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos foi uma iniciativa da família Herzog, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Comitê Brasileiro de Anistia, Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, Movimentos de Anistia, FENAJ-Federação Nacional de Jornalistas e Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo. Seu intuito é reconhecer e premiar anualmente jornalistas que, por meio de seu trabalho, contribuem para a promoção dos direitos humanos, cidadania e democracia, homenageando personalidades, profissionais e veículos de comunicação que se destacam na defesa desses valores fundamentais.

O Prêmio Vladimir Herzog é promovido e organizado, atualmente, por doze instituições: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil/Secção São Paulo, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.

SERVIÇO
38º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

Cerimônia de premiação
Data: 25 de outubro, terça-feira
Horário: 20h
Local: TUCARENA  | Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – São Paulo (anexo ao TUCA)

Comissão organizadora | Promoção: 
Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - ABRAJI
Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio
Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo 
Conectas Direitos  Humanos
Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP
Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ
Instituto Vladimir Herzog
Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo
Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM

Patrocínio: Petrobrás

Apoio: PUC-SP, TUCA, Câmara Municipal de São Paulo, Federação dos Professores no Estado de São Paulo - FEPESP e OBORÉ

5ª Roda de Conversa com os ganhadores do Prêmio Vladimir Herzog 
Datas: 25 de outubro, terça-feira
Horário: das 14h às 18h
Local: Tucarena (anexo ao TUCA)

Organização:
OBORÉ Projetos Especiais
Federação dos Professores do Estado de São Paulo – FEPESP 

Nenhum comentário