Últimas

Escritor Carlos de Brito e Mello realiza encontro nesta quinta-feira (13/10) do projeto "Ciclos de Convivência Literária"

ESCRITOR IRÁ COMENTAR O LIVRO “VERMELHO AMARGO”, DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS. PROJETO REAIZARÁ MAIS DOIS ENCONTROS ATÉ O FINAL DO ANO

Os “Ciclos de Convivência Literária – o escritor como leitor contemporâneo” realiza mais um encontro nesta quinta-feira, 13/10, com o escritor Carlos de Brito e Mello. O projeto tem como proposta promover um círculo de convivência literária mais democrático, no qual escritores e participantes se encontrarão no mesmo papel: o de leitor. O convidado da vez vai comentar a obra “Vermelho Amargo”, de Bartolomeu Campos de Queirós. O evento gratuito acontecerá no Centro de Referência da Moda de BH, a partir das 19h30. Até o final do ano, o projeto dedicado à discussão literária promoverá mais dois encontros entre escritores mineiros e seus leitores e realizará mais duas oficinas de literatura.

Carlos de Brito conta o motivo de sua escolha pela obra “Vermelho Amago”. “Tenho muito carinho por Bartolomeu Campos de Queirós, mesmo tendo convivido pouco com ele. Perdê-lo foi difícil, numa época de perdas muito difíceis; porque Vermelho Amargo começa com um filho, uma infância, uma mãe e uma perda; porque Vermelho Amargo é uma obra que fatia e tinge, e é isso que uma perda faz com quem perde: fatiar e tingir. Porque preferi ser fatiado e tingido por uma obra de quem eu pudesse falar com carinho”, explica.

Para participar desta edição, os interessados devem comparecer ao Centro de Referência da Moda de Belo Horizonte 30 minutos antes do encontro, para retirar a senha. Todos os encontros serão gratuitos, e as vagas estarão sujeitas aos limites físicos do espaço, cuja lotação máxima é de 77 pessoas.

SOBRE OS CICLOS DE CONVIVÊNCIA LITERÁRIA

A proposta dos Ciclos é criar um espaço de debate sobre obras literárias brasileiras publicadas nos últimos dez anos e, assim, fortalecer uma comunidade de leitores de literatura contemporânea. Dolores Orange, uma das idealizadoras dos Ciclos, conta que pensou em uma forma de aproximar escritor e público. “Imaginamos um evento em que o autor fosse apresentado não como aquele que comenta a sua própria obra, mas sim como um leitor, aquele que acompanha a produção de outros autores. Convidamos escritores mineiros para falar sobre um livro que os tenha marcado de forma definitiva. Mas, diferente de uma palestra, os convidados conduzirão uma conversa com o público presente e poderão trocar experiências e interpretações a respeito de uma obra”, explica.

Os próximos dois encontros dos Ciclos acontecerão em novembro: dia 03, com Renato Negrão comentando o livro “Rilke Shake”, de Angélica Freitas, e no dia 10, com Marcílio França Castro falando sobre a obra “O Sol se põe em São Paulo”, de Bernardo Carvalho.

SERVIÇO ‘CICLOS DE CONVIVÊNCIA LITERÁRIA’

Escritor Carlos de Brito e Mello comenta a obra “Vermelho Amargo”, de Bartolomeu Campos de Queirós

Data: 13/10.

Horário: das 19h30 às 21h30.

Local: Centro de Referência da Moda (Rua da Bahia, 1149 – Centro, Belo Horizonte).

Vagas: 77 em cada encontro.

Entrada Gratuita – distribuição de senhas na porta 30 minutos antes

Próximos encontros:

- 03/11 – Renato Negrão comenta “Rilke Shake”, de Angélica Freitas;

- 10/11 – Marcílio França Castro comenta “O sol se põe em São Paulo”, de Bernardo Carvalho.

Nenhum comentário