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IAV-IDV projeta queda nas vendas até o final do ano

Em setembro houve queda real de 6,6%, e associados do IDV projetam índices negativos até dezembro, embora um pouco mais otimistas 

O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo) de setembro fechou com queda real, já descontada a inflação, de 6,6%, em comparação com o mesmo mês de 2015. Os associados do IDV ainda estimam a continuidade dos resultados negativos para os próximos três meses, mas em um patamar menor: -4,7% em outubro, -2,9% em novembro (mês da Black Friday) e -4,2% em dezembro. 

O setor de semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, apresentou, em setembro, queda real de 8,5% na comparação anual. A expectativa para os próximos meses é mais otimista, apesar de as projeções serem negativas: -4,7% em outubro, -3,4% em novembro e -2,5% em dezembro, em relação aos mesmos períodos do ano anterior. A inflação desse segmento acumulada em 12 meses, segundo o IBGE, atingiu 5,3% em setembro. 

O setor de bens duráveis novamente teve o pior resultado em setembro, com queda real de 11,5%, também em relação ao mesmo mês do ano anterior. A recuperação da confiança dos consumidores e a retomada do crédito continuam sendo os principais desafios para o segmento. A projeção dos associados para os próximos meses é de queda de 5,8% em outubro, 3,6% em novembro e 4,9% em dezembro. Já a inflação acumulada desse setor ficou em 2,1%. 

O segmento de bens não duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice, drogarias e perfumaria, apresentou queda real de 3,7% das vendas realizadas em setembro, na comparação anual, e sinaliza novas quedas de 4,2% em outubro, 2,5% em novembro e 4,5% em dezembro. Vale lembrar que o setor de alimentação dentro do lar sente muito a pressão da inflação, com um aumento médio de preços, em setembro, de 16,1% (acumulado 12 meses). Já o segmento como um todo fechou, no mesmo período, com uma inflação de 14,7%. 

Os pilares macroeconômicos que direcionam o consumo têm influenciado diretamente para baixo o desempenho do varejo, principalmente os indicadores de inflação, que estão muito acima da meta estabelecida; o nível de desemprego, que alcança patamares iguais aos de 2011; a contínua desaceleração da massa salarial e o encarecimento e restrição na concessão do crédito. 

O índice de confiança, outro indicador que possui forte correlação com o comportamento de consumo, vem atingindo os piores patamares dos últimos anos. A boa noticia é que nos últimos cinco meses o indicador cresceu, saindo do pior nível alcançado, em abril de 2016, com 64,4 pontos, para os atuais 80,6 pontos em setembro, atingindo os patamares do início de 2015. Tal resultado foi puxado, principalmente, pelo aumento de confiança das famílias em relação ao futuro. 

Vale ressaltar a importância do IAV-IDV, que consegue, entre 30 a 40 dias, antecipar a tendência de resultados da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE.


Sobre o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas) 

Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), com o intuito de projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo. 

Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas no futuro. Em seguida, estas respostas são ponderadas de acordo com o respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. Os dados extraídos pelo indicador têm permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro de até três meses. 

Sobre o IDV 

O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 69 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal. 

Conheça as empresas associadas: Ale Sat, Avon, B2W, Bio Ritmo, Bob´s, BR Home Centers, C&A, C&C Casa e Construção, Cacau Show, Carrefour, Cencosud, Centauro, Cybelar, Decathlon, DPaschoal, Drogaria São Paulo, Dudalina, Estée Lauder, Etna, Fnac, Fototica, Grupo Colombo, Grupo Dimed-Panvel, Grupo IMC (Frango Assado/Viena), Grupo Pão de Açúcar, GS&MD Gouvêa de Souza, Habib’s, Hering, Inbrands, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Americanas, Lojas Avenida, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Marisa, Lojas Pompeia, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Magazine Luiza, Marisol, Netshoes, Novo Mundo, O Boticário, Onofre, Óticas Carol, Pandora, Pague Menos, Paquetá, Pernambucanas, Petz, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Raia Drogasil, Ráscal, RiHappy, Sephora, Spoleto, Telhanorte, Tok&Stok, Via Veneto, Walmart, Zara e Zelo.

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