Black Friday| Dicas e cuidados para as compras da promoção
Nesta sexta-feira, 25 de novembro, será realizada mais uma edição da superpromoção conhecida como Black Friday no Brasil. As empresas parecem ter aprendido com os erros das edições anteriores e tentado reconquistar a confiança da promoção.
Para os consumidores online é uma oportunidade para comprar com preços mais acessíveis nas principais lojas virtuais do País. Mas, ainda é preciso ficar atento às ofertas que podem esconder algumas armadilhas.
Por isso, gostaria de propor uma pauta de serviço alertando sobre os dois lados desse dia. Indicamos o advogado Vinicius Zwarg*, sócio e especialista em direito do consumidor do escritório Emerenciano, Baggio e Associados, para comentar o assunto.
Seguem algumas questões que podem ser respondidas pelo especialista:
Para o consumidor:
1. Quais os cuidados devem ser tomados pelos consumidores?
2. O selo concedido pela Câmara e.net - Black Friday Legal – é a base que o consumidor deve ter para comprar com segurança?
3. Quais as políticas de compra e troca que devem ser observadas?
4. Aumentar o preço e reduzi-lo logo depois, indicando tal redução como um desconto, fere o Código de Direito do Consumidor? É isso o que o mercado chama de “maquiagem de desconto”?
5. Se o consumidor não conseguir acessar o site desejado durante a Black Friday, ele tem o direito de reclamar formalmente?
6. No caso de arrependimento ou produto com defeito, como o consumidor deve proceder?
Para o varejo eletrônico e publicidade:
1. Quais os problemas ocorridos nas últimas edições de Black Friday no Brasil?
Para os consumidores online é uma oportunidade para comprar com preços mais acessíveis nas principais lojas virtuais do País. Mas, ainda é preciso ficar atento às ofertas que podem esconder algumas armadilhas.
Por isso, gostaria de propor uma pauta de serviço alertando sobre os dois lados desse dia. Indicamos o advogado Vinicius Zwarg*, sócio e especialista em direito do consumidor do escritório Emerenciano, Baggio e Associados, para comentar o assunto.
Seguem algumas questões que podem ser respondidas pelo especialista:
Para o consumidor:
1. Quais os cuidados devem ser tomados pelos consumidores?
2. O selo concedido pela Câmara e.net - Black Friday Legal – é a base que o consumidor deve ter para comprar com segurança?
3. Quais as políticas de compra e troca que devem ser observadas?
4. Aumentar o preço e reduzi-lo logo depois, indicando tal redução como um desconto, fere o Código de Direito do Consumidor? É isso o que o mercado chama de “maquiagem de desconto”?
5. Se o consumidor não conseguir acessar o site desejado durante a Black Friday, ele tem o direito de reclamar formalmente?
6. No caso de arrependimento ou produto com defeito, como o consumidor deve proceder?
Para o varejo eletrônico e publicidade:
1. Quais os problemas ocorridos nas últimas edições de Black Friday no Brasil?
2. Qual impacto na imagem da companhia ao fazer uma campanha que fere e legislação?
3. Quais os cuidados devem ser tomados pelas companhias para segurança das transações?
4. Quem fiscaliza as publicidades e ofertas? Quais sanções podem ser aplicadas?
4. Quem fiscaliza as publicidades e ofertas? Quais sanções podem ser aplicadas?
5. Nos últimos tempos, o que vem sendo feito pelas companhias em termos de publicidade com vistas a respeitar a legislação?
6. As empresas notificadas pelo PROCON são prejudicadas de alguma forma?
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