Últimas

Cinco dicas fundamentais para o dia da prova da Unicamp

Confira as orientações do coordenador do Curso Poliedro Campinas, Luis Gustavo Megiolaro. A marca educacional conquistou 276 aprovações no vestibular 
da Unicamp 2016

Foto/Divulgação
No próximo domingo (20/11), acontece a primeira fase da prova da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Cerca de 33,3 mil candidatos irão disputar as 295 vagas neste concorrido vestibular. Composta por 90 questões de múltipla escolha, que avaliam as disciplinas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, sociologia, filosofia, física, química, biologia e inglês, a extensa prova exige uma preparação dos candidatos, além do conteúdo que cai no exame.

Segundo o coordenador do Curso Poliedro Campinas, Luis Gustavo Megiolaro (LG), o Vestibular da Unicamp avalia a capacidade analítica e de abstração dos candidatos, propondo, como foco, a capacidade de utilizar o conhecimento de forma integrada para a solução de problemas em diversos níveis, desde aplicações a questões do cotidiano até problemas relacionados com a estrutura do conhecimento nas diversas disciplinas. Questões interdisciplinares também serão contempladas. Este ano o número de questões interdisciplinares na primeira fase passa para 12.

Manter os estudos em dia não é suficiente. Segundo LG, o vestibulando deve ser, acima de tudo, estrategista e saber organizar o tempo de realização da prova, para se sair bem. Por isso, ele preparou algumas dicas para auxiliar os candidatos na primeira fase da Unicamp. Confira:

1) Deixe as questões mais difíceis para o final da prova

É importante que o aluno, durante a resolução das questões objetivas, não perca muito tempo em questões muito difíceis. Procure selecionar as respostas que irá responder primeiro para não perder tempo e conseguir terminar a prova no período estipulado. A estratégia mais adequada é pular as questões que achar mais difíceis e responder inicialmente as perguntas mais fáceis.

2) Reserve tempo para preenchimento do cartão-resposta

O tempo de preenchimento do cartão-resposta deve estar muito bem cronometrado antes de fazer a prova. Se, ao faltar meia hora para o término da prova, o aluno já iniciar o preenchimento do cartão-resposta e finalizar em 20 minutos, perde-se 10 minutos que poderiam ser utilizados para a resolução ou checagem das questões.

3) Alimente-se bem 

Uma boa alimentação antes do início e durante a prova também é importante, já que serão horas resolvendo questões. Recomendamos que sejam ingeridos, com um intervalo de duas a três horas durante a prova, alimentos que possuam carboidratos de reduzido índice glicêmico (em geral os integrais) e que sejam ricos em fibras, como frutas, barras de cereal e biscoitos integrais, pois eles ajudam a prolongar a saciedade e regular o açúcar no sangue.

4) Descanse

O corpo também precisa estar preparado para enfrentar horas de prova. Por isso, no dia que antecede a prova da Unicamp, é necessário dormir a quantidade de horas indispensáveis para um bom descanso.

5) Controle a ansiedade

Participar de simulados pode ajudar o candidato a se acostumar com a pressão do dia da prova. No dia que antecede o vestibular, o mais indicado é que o estudante faça atividades relaxantes e que não estejam ligadas ao vestibular, como, por exemplo, ouvir música ou ir ao cinema.

Sobre o Poliedro

O Poliedro tem nos resultados dos Vestibulares a comprovação de excelência de sua metodologia. No Vestibular 2016, o Poliedro foi a marca educacional que mais aprovou em Medicina na USP Pinheiros, contabilizando 71 aprovados das 175 vagas disponíveis.

Ao todo, o Poliedro contabiliza, em 2016, 1.397 aprovados pelo Sisu/Enem, em 86 universidades de 23 diferentes estados, mais o Distrito Federal. Há 20 anos, o Poliedro é o curso que mais aprova no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Neste ano, os alunos conquistaram 43 das 140 vagas disponíveis no Instituto. Mais dados em http://www.poliedroaprovacoes.com.br/.

Nenhum comentário