Empada Brasil: do monoproduto a um portfólio completo
Rede amplia mix e oferece opções para qualquer hora do dia
Muito tem se falado sobre franquias de um produto só, ou monoproduto. No momento, há uma grande quantidade delas, como de coxinha, paleta mexicana e cupcake, apenas para citar exemplos. Mas, o que poucos sabem é que algumas redes que nasceram com esse conceito acabaram revendo a estratégia mais tarde.
Esse é o caso da Empada Brasil, maior rede de empadas premium, que nasceu em 1977, na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. No início, as lojas só vendiam empadas e refrigerantes. Com o tempo, o posicionamento foi revisto. “Percebemos que metade do faturamento do dia estava concentrado entre 15h e 18h, porque a empada cai muito bem como lanche da tarde”, lembra Marcio Rangel, máster franqueado do estado de São Paulo.
Como as lojas ficam abertas o dia todo, a ociosidade fez a rede despertar para novas oportunidades. Foi então que a rede começou a incrementar o portfólio de produtos, incluindo bebidas quentes, como café e chocolate, sucos, mate e até cerveja, além de outros salgados, como pastel de forno, quiche, pão de queijo, coxinha e croissant. “Com esse mix, recebemos clientes que querem tomar café da manhã ou apenas fazer um lanche rápido em qualquer horário. Passamos a oferecer mais opções para eles”, destaca.
Mais recentemente, algumas lojas da rede incluíram ainda opções de salada e grelhados, dando uma opção de almoço leve e saudável aos clientes. No inverno, há ainda opções de caldos e sopas, que caem bem tanto no almoço quanto no jantar, em especial em dias mais frios. Na lista de sobremesas, há brownie, sorvetes, tortas, bolos e mousses. A marca também disponibiliza uma rede de fornecedores homologados e cada franqueado tem opções para agregar ao mix padrão de acordo com as preferências de sua clientela.
Segundo Rangel, a decisão se mostrou bastante acertada. “Antes, cerca de 60 a 70% do faturamento das unidades vinha exclusivamente das empadas. Hoje, esse montante caiu para algo em torno de 50%. Além de reduzir a dependência de um único produto, vimos o faturamento crescer com a diversificação”, comemora.
Contudo, a empada não deixou de ser o maior atrativo da rede. Por isso, ela está sempre ganhando novas versões. Entre as salgadas há opções tradicionais, como frango, camarão e palmito, e também as gourmets, com opções mais sofisticadas, como bobó de camarão e bacalhau. Há também versões integrais e opções vegetarianas. Entre as doces, as mais pedidas são chocolate, doce de leite e goiabada.
A rede está disponível em lojas de rua, shopping e também na versão quiosque. A franqueadora oferece apoio para seleção de ponto, projeto arquitetônico, promocional e organizacional, visitas de campo, escolha de equipamentos, treinamento de pessoal, assessoria de nutrição e programação visual.
A perspectiva para 2017 é abrir 12 novas unidades só no estado de São Paulo. “Oferecemos um negócio com baixo investimento, com um produto diferenciado, preço acessível ao consumidor e uma operação bem simplificada. Os franqueados que se dedicam ao negócio costumam ter muito sucesso”, finaliza Rangel.
Informações sobre a franquia:
Loja:
Investimento total: R$ 175 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Área mínima: 40m2
Nº de funcionários: 06
Faturamento médio estimado: R$ 60 mil
Lucratividade: 10 a 15%
Royalties fixo mensal: valor da venda de 500 empadas, aproximadamente, R$ 2750.
Fundo de propaganda: R$ 200
Retorno do investimento: 24 meses
Quiosque:
Investimento total: R$ 90 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Área Mínima: 7,50m2
Nº de funcionários: 03
Faturamento médio estimado: R$ 30 mil
Lucratividade: 10 a 15%
Royalties fixo mensal: valor da venda de 200 empadas, aproximadamente, R$ 1100
Fundo de propaganda: R$ 200
Retorno do investimento: 24 meses
Sobre a Empada Brasil:
www.empadabrasil.com.br
(11) 3225 9337
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