Últimas

Escritor Marcílio França é o convidado do último encontro dos "Ciclos de Convivência Literária" nesta quinta-feira, 10/11

Marcilio França Castro (Créditos para Rodrigo Valente)
Nesta quinta-feira, 10 de novembro, o Marcílio França Castro será o escritor convidado para o último encontro promovido pelo projeto “Ciclos de Convivência Literária – o escritor como leitor contemporâneo”, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Na oportunidade, o autor irá comentar a obra “O sol se põe em São Paulo”, de Bernardo Carvalho. Ainda em novembro, nos dias 26 e 27, o projeto dedicado à discussão literária promoverá a última oficina de literatura, comandada por Alberto Pucheu.

O encontro com Marcílio França acontecerá no Centro de Referência da Moda, em BH, a partir das 19h30, e será gratuito. Para participar, os interessados devem comparecer ao local 30 minutos antes do encontro, para retirar a senha. As vagas estarão sujeitas aos limites físicos do espaço, cuja lotação máxima é de 77 pessoas.

Dolores Orange, uma das idealizadoras dos Ciclos explica que a proposta do projeto é criar um espaço de debate sobre obras literárias brasileiras publicadas nos últimos dez anos e, assim, fortalecer uma comunidade de leitores de literatura contemporânea, além de ser uma forma de aproximar escritor e público. “Imaginamos um evento em que o autor fosse apresentado não como aquele que comenta a sua própria obra, mas sim como um leitor, aquele que acompanha a produção de outros autores. Convidamos escritores mineiros para falar sobre um livro que os tenha marcado de forma definitiva. Mas, diferente de uma palestra, os convidados conduzirão uma conversa com o público presente e poderão trocar experiências e interpretações a respeito de uma obra”, explica.

SOBRE MARCÍLIO FRANÇA – ESCRITOR CONVIDADO NO DIA 10/11

Nascido em Belo Horizonte, em 1967, Marcílio França Castro teve sua estreia com o livro A casa dos outros (7Letras, 2009). Após essa primeira publicação, recebeu uma bolsa de criação literária da Funarte para escrever sua segunda obra, Breve cartografia de lugares sem nenhum interesse (7Letras, 2011), com o qual venceu o Prêmio Clarice Lispector, da Biblioteca Nacional, em 2012. Seu mais recente trabalho é Histórias naturais, publicado pela Companhia das Letras em 2016.

Oficina Literária

Além dos encontros, o projeto vem promovendo oficinas literárias que almejam ampliar a experiência do leitor em outros espaços de formação e atuação. “Cada oficina pretende potencializar as habilidades criativas e críticas de um público interessado em assumir o papel de escritor”, revela Dolores.

Diferente dos encontros, as oficinas têm 15 vagas disponíveis. Para se inscrever, os interessados deverão enviar um texto, de até dez linhas, para o e-mail ciclosdeconvivencia@gmail.com, explicando o motivo do interesse em participar. O e-mail deve trazer especificado, no campo “assunto”, informação sobre em qual das atividades a pessoa pretende se candidatar. A oficina promovida por Alberto Pucheu também acontecerá no Centro de Referência da Moda, das 9h30 às 12h.

SERVIÇO ‘CICLOS DE CONVIVÊNCIA LITERÁRIA’ – ENCONTRO COM MARCÍLIO FRANÇA

Data: 10/11.
Horário: das 19h30 às 21h30.
Local: Centro de Referência da Moda (Rua da Bahia, 1149 – Centro, Belo Horizonte).
Encontro: Marcílio França Castro comenta “O sol se põe em São Paulo”, de Bernardo Carvalho.
Vagas: 77 em cada encontro.
Entrada Gratuita – distribuição de senhas na porta 30 minutos antes.
Oficinas: 26/11 e 27/11 (9h30 às 12h) – Oficina de Poesia, com Alberto Pucheu.
Vagas: 15 em cada oficina.

Nenhum comentário