Especialistas do Mackenzie comentam Black Friday 2016
Um dos dias-símbolo do consumismo é a tradicional Black Friday, certamente um dos dias mais importantes para a economia e para o mercado de varejo em todo o mundo.
Norte Americana de nascença, a data anualmente “celebrada” na 4ª sexta-feira do mês de novembro traz novidades, incontáveis formas de pagamento e, claro, a estratégia responsável por sua popularidade: descontos e mais descontos nos mais variados tipos de produto e serviço, em lojas físicas ou virtuais.
Graças à rápida disseminação da ideia na última década, o Brasil já é um dos países aderentes ao evento: em 2013, R$ 770 milhões foram movimentados por meio das promoções da Black Friday; número recorde, principalmente via e-commerce.
Além do impacto significativo na economia, mercado sazonal e empregos informais, o consumo em alta escala gera perigos, dos mais diversos, que vão de fraudes virtuais a acidentes vindos de superlotação de lojas físicas. Em meio à crise, a expectativa do mercado e dos consumidores ainda é incerta, com a única certeza de que, em 2016, novidades virão.
Para abordar as diferentes discussões sobre o tema, selecionamos alguns especialistas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Veja a lista de fontes e seus respectivos temas de especialidade.
E-mail: imprensa_mackenzie@viveiros.com.br
· Os impactos na economia - A Black Friday à luz da crise
Agostinho Celso Pascalicchio é professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie
· Juros embutidos em compras parceladas
Luiz Carlos Lemos é coordenador do curso de Administração do Mackenzie Campinas
· Segurança digital – Os cuidados na hora da compra virtual
Renato Leite é professor de Direito Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie
· Direitos e deveres do consumidor
Bruno Boris é professor de Direito do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie
· Comportamento – A euforia do consumo
Aurélio Melo é psicólogo da Universidade Presbiteriana Mackenzie
· Compulsão por compras: O consumismo é a fonte de prazer e o comprador perde o controle da compraMarcelo Alves dos Santos professor de Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas.
· Black Friday – estratégia de marketing ou oportunidade para os consumidores?
Sérgio Dantas é professor de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie
· A questão de gênero em pontos altos de consumo
Rosana Schwartz é professora de sociologia e especialista em gênero da Universidade Presbiteriana Mackenzie
· A Black Friday das redes – O poder das mídias no boom das compras
Celso Figueiredo é professor de mídias sociais da Universidade Presbiteriana Mackenzie
· Os Desafios da segurança da Informação no Ciberespaço/ Dicas de segurança para os consumidores
Fernando Pedro de Moraes é professor de Tecnologia e Sistemas da Informação do Mackenzie
· Política de responsabilidade na ética empresarial na Black Friday
Gerson Moraes professor de Ética, na Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas e atua nos seguintes temas: Campo Político e Campo Religioso; Filosofia e Política; Mídias na Contemporaneidade
Norte Americana de nascença, a data anualmente “celebrada” na 4ª sexta-feira do mês de novembro traz novidades, incontáveis formas de pagamento e, claro, a estratégia responsável por sua popularidade: descontos e mais descontos nos mais variados tipos de produto e serviço, em lojas físicas ou virtuais.
Graças à rápida disseminação da ideia na última década, o Brasil já é um dos países aderentes ao evento: em 2013, R$ 770 milhões foram movimentados por meio das promoções da Black Friday; número recorde, principalmente via e-commerce.
Além do impacto significativo na economia, mercado sazonal e empregos informais, o consumo em alta escala gera perigos, dos mais diversos, que vão de fraudes virtuais a acidentes vindos de superlotação de lojas físicas. Em meio à crise, a expectativa do mercado e dos consumidores ainda é incerta, com a única certeza de que, em 2016, novidades virão.
Para abordar as diferentes discussões sobre o tema, selecionamos alguns especialistas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Veja a lista de fontes e seus respectivos temas de especialidade.
E-mail: imprensa_mackenzie@viveiros.com.br
· Os impactos na economia - A Black Friday à luz da crise
Agostinho Celso Pascalicchio é professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie
· Juros embutidos em compras parceladas
Luiz Carlos Lemos é coordenador do curso de Administração do Mackenzie Campinas
· Segurança digital – Os cuidados na hora da compra virtual
Renato Leite é professor de Direito Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie
· Direitos e deveres do consumidor
Bruno Boris é professor de Direito do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie
· Comportamento – A euforia do consumo
Aurélio Melo é psicólogo da Universidade Presbiteriana Mackenzie
· Compulsão por compras: O consumismo é a fonte de prazer e o comprador perde o controle da compraMarcelo Alves dos Santos professor de Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas.
· Black Friday – estratégia de marketing ou oportunidade para os consumidores?
Sérgio Dantas é professor de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie
· A questão de gênero em pontos altos de consumo
Rosana Schwartz é professora de sociologia e especialista em gênero da Universidade Presbiteriana Mackenzie
· A Black Friday das redes – O poder das mídias no boom das compras
Celso Figueiredo é professor de mídias sociais da Universidade Presbiteriana Mackenzie
· Os Desafios da segurança da Informação no Ciberespaço/ Dicas de segurança para os consumidores
Fernando Pedro de Moraes é professor de Tecnologia e Sistemas da Informação do Mackenzie
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Gerson Moraes professor de Ética, na Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas e atua nos seguintes temas: Campo Político e Campo Religioso; Filosofia e Política; Mídias na Contemporaneidade
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