Estudantes da Unicamp lançam nova versão de carro elétrico para competição
Equipe premiada no Brasil e no exterior, a E-Racing projeta e manufatura veículos elétricos de alta performance
A equipe projeta e fabrica carros elétricos de corrida de alta performance desde 2011 e já conquistou reconhecimento no Brasil e prêmios internacionais. “Somos tri-campeões da Formula SAE - Society of Automotive Engineers, considerado o campeonato brasileiro da categoria (que começou em 2012) e bi-campeões em Lincoln -EUA (etapa internacional), representada anualmente pelo campeão brasileiro do ano anterior. Essa competição possui provas no mundo todo e também é muito forte na Europa. Atualmente temos o recorde americano de aceleração e o recorde mundial de pontos em uma mesma competição (985,6 pontos de 1000)”, explica Abdalla Tauil, 19, aluno de engenharia elétrica e diretor da E-Racing. O grupo de estudantes tem se posicionado como a principal organização estudantil a desenvolver tecnologia para carros elétricos no País.
Entre os diferenciais do novo carro, o quinto protótipo elaborado pelo grupo que será lançado na próxima semana, está o arranque. “Nosso carro faz de 0-100 km/h em 3 segundos”, conta Abdalla.
Cenário
A equipe surgiu de 8 estudantes da Unicamp que faziam parte de outra equipe, a Formula SAE Unicamp, que trabalhava com carros a combustão. Em 2011, eles saíram do grupo para participar da primeira edição da categoria elétrica. Hoje, graduandos em engenharia mecânica, mecatrônica, elétrica, da computação e física, se dedicam a organizar o empreendimento, estruturado em 3 grandes áreas: administrativa, elétrica e mecânica, que se subdividem em outras áreas mais especializadas.
Além da experiência - o projeto desafia os alunos a enfrentarem uma simulação de caso real de engenharia, preparando os estudantes para o mercado de trabalho – o grupo colabora sobremaneira para o desenvolvimento de novas tecnologias. “Certamente, esta é uma tendência para o futuro, transformar toda a frota automotiva mundial em consumidora de energia limpa e renovável”, diz Abdalla.
Segundo especialistas, os veículos elétricos estão ultrapassando seus concorrentes a combustão interna em muitas dimensões importantes: com uma direção mais macia e com melhor aceleração, eles podem ser carregados em casa ou no trabalho, requerem menos manutenção, ajudam a solucionar os problemas da qualidade do ar e aumentam a autonomia energética de países importadores de petróleo. Prepare-se para uma revolução que está para acontecer e a tecnologia brasileira do E-Racing da Unicamp já faz parte desta história!
Entenda como funciona a competição
Em 2004, a SAE BRASIL - Society of Automotive Engineers instituiu no país uma modalidade de competição universitária que já possuía grande notoriedade no exterior, a Fórmula SAE.
Nesse evento, estudantes de graduação e pós-graduação das Engenharias devem construir um veículo do tipo fórmula que atenda a determinadas especificações regulamentadas pela SAE Internacional. A competição do Fórmula Elétrico, assim como do Fórmula Combustão, visa incentivar o trabalho em equipe e fazer com que os alunos levantem fundos, planejem e analisem os custos através do desenvolvimento de um novo produto e, principalmente, aprimorar a formação profissional dos participantes buscando atender às futuras exigências do mercado, uma vez que engenheiros com conhecimento polivalente ainda são raros no meio profissional.
O veículo a ser desenvolvido é um monoposto com motor elétrico de até 80kW, alimentado por um conjunto de baterias, que passa por avaliações em provas estáticas e dinâmicas, dentre elas: concepção técnica, execução e montagem, aceleração, pista/corrida e viabilidade comercial.
O número de participantes vem crescendo a cada ano. Em 2011, a VIII Competição de Fórmula SAE Brasil contou com a participação de 22 equipes inscritas; já em 2015 (12ª edição), foram 45 equipes.
Além da experiência - o projeto desafia os alunos a enfrentarem uma simulação de caso real de engenharia, preparando os estudantes para o mercado de trabalho – o grupo colabora sobremaneira para o desenvolvimento de novas tecnologias. “Certamente, esta é uma tendência para o futuro, transformar toda a frota automotiva mundial em consumidora de energia limpa e renovável”, diz Abdalla.
Segundo especialistas, os veículos elétricos estão ultrapassando seus concorrentes a combustão interna em muitas dimensões importantes: com uma direção mais macia e com melhor aceleração, eles podem ser carregados em casa ou no trabalho, requerem menos manutenção, ajudam a solucionar os problemas da qualidade do ar e aumentam a autonomia energética de países importadores de petróleo. Prepare-se para uma revolução que está para acontecer e a tecnologia brasileira do E-Racing da Unicamp já faz parte desta história!
Entenda como funciona a competição
Em 2004, a SAE BRASIL - Society of Automotive Engineers instituiu no país uma modalidade de competição universitária que já possuía grande notoriedade no exterior, a Fórmula SAE.
Nesse evento, estudantes de graduação e pós-graduação das Engenharias devem construir um veículo do tipo fórmula que atenda a determinadas especificações regulamentadas pela SAE Internacional. A competição do Fórmula Elétrico, assim como do Fórmula Combustão, visa incentivar o trabalho em equipe e fazer com que os alunos levantem fundos, planejem e analisem os custos através do desenvolvimento de um novo produto e, principalmente, aprimorar a formação profissional dos participantes buscando atender às futuras exigências do mercado, uma vez que engenheiros com conhecimento polivalente ainda são raros no meio profissional.
O veículo a ser desenvolvido é um monoposto com motor elétrico de até 80kW, alimentado por um conjunto de baterias, que passa por avaliações em provas estáticas e dinâmicas, dentre elas: concepção técnica, execução e montagem, aceleração, pista/corrida e viabilidade comercial.
O número de participantes vem crescendo a cada ano. Em 2011, a VIII Competição de Fórmula SAE Brasil contou com a participação de 22 equipes inscritas; já em 2015 (12ª edição), foram 45 equipes.
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